32.8 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Laboratório da Copasul registra dois casos de ferrugem do soja

2007-01-02 14:47:00

Está funcionando o laboratório montado pela cooperativa Copasul para atender aos produtores da região do Cone Sul, no diagnóstico de ferrugem asiática e outras doenças que atacam as lavouras de soja. Com a estrutura montada, em dezembro, foram diagnosticados dois casos, sendo um deles em Jateí e em Naviraí.
O engenheiro agrônomo Murilo Nascimbeni San Martin disse que na segunda quinzena de dezembro, em média, três a quatro produtores entregaram amostras para a realização das análises, mas afirmou que acredita que o número deva crescer em janeiro, devido ao aumento da umidade relativa do ar e com a chegada dos estágios reprodutivos das plantas.
As variações de temperatura, entre chuvas e o calor intenso entre uma precipitação plulviométrica e outra, favorece o surgimento de focos da ferrugem asiática, que já atingiu lavouras em 11 municípios de Mato Grosso do Sul. Houve registros em Chapadão do Sul (8), Dourados (3), Naviraí, Sidrolândia (2), Laguna Caarapã, Aral Moreira, Antônio João, Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Costa Rica e Fátima do Sul (1), totalizando 22 ocorrências.
De acordo com Murilo, em Naviraí, os produtores estão entregando cerca de dez folhas recolhidas entre as mais velhas das áreas dos “baixeiros” das plantas e estão sendo colocadas em sacos plásticos (distribuídos pela Copasul), nos quais devem fazer a identificação da propriedade e do proprietário, cultivar, data do plantio e estágio de desenvolvimento da lavoura.
Os produtores estão sendo orientados a realizar a coleta das folhas em áreas mais protegidas contra o vento, a armazenar as folhas coletadas em saco plástico, com um pouco de umidade (se a folha estiver seca, deve ser adicionado o papel toalha úmido).
O laboratório montado na Copasul está credenciado pela Embrapa Soja (Londrina-PR) e integra o Sistema de Alerta do Consórcio Anti-ferrugem. Além de diagnosticar a ferrugem, o laboratório irá atualizar o banco de dados da rede de comunicação. O objetivo é informar a assistência técnica pública e privada sobre problemas detectados durante a safra; orientar quanto a possíveis soluções e captar informações sobre o desempenho da safra nas várias regiões produtoras.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete