25.4 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Mundo Novo desponta na atividade da Bovinocultura de leite

2014-04-04 11:21:00

A Bovinocultura de leite é uma das atividades desenvolvidas pela agricultura familiar do município de Mundo Novo (MS) e consagrada pela comercialização através das agroindústrias familiares de queijos e beneficiamento de leite (Asproleite).

Os produtores do município de Mundo Novo vêm investindo muito em melhorias e adoção de novas tecnologias para obtenção de maior produtividade e maiores rentabilidades considerando que o leite é uma atividade bastante promissora e rentável para as propriedades que praticam agricultura familiar.

Neste contexto temos aqui uma típica família de agricultores familiares que são um exemplo a ser seguido, visitei-os na tarde de terça-feira e pude observar a rotina de trabalho intensificado do Senhor Egon Hugo Neske, esposa Delires Alice Neske, seu filho Carlos Andre Neske e esposa Ana Schiavini.

Residem em uma das quinze comunidades rurais de nosso município, estrada Daudt Conceição, gleba 01, lotes 11 e 12. São oriundos do oeste do Paraná e a mais de cinco anos, residem em Mundo Novo e desenvolvem a atividade da produção de leite com alta tecnologia e profissionalismo.

O resultado é bastante satisfatório e baseia-se na adoção de recomendação técnica, genética melhorada do rebanho, pastagem de boa qualidade, manejo diário, condições de solo favoráveis, alimentação alternativa, balanceada e sanidade animal.

Carlos Andre Neske, com o auxilio da esposa Ana, realiza a ordenha diária e obtém em torno de 600 litros de leite por dia em um rebanho de 20 vacas produtivas.

A família Neske, vem participando já a alguns anos de Feiras exposições em vários municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Estiveram recentemente, de 28 à 30 de março, em Caarapó (MS) representando Mundo Novo no torneio leiteiro da Feira das sementes crioulas. Mais uma vez, como em anos anteriores, levando animais das raças, Holandesa, Girolanda e Jersolanda.

Os animais, Carminha (holandesa) produziu na media 37 kg de leite e na maior produção atingiu 42 kg de leite sagrou-se campeã na categoria. O animal Estrelinha da Raça Jersolanda produziu 36 kg em media de leite e na maior produção atingiu 40 kg de leite, tornando-se campeã da categoria. O animal Neguinha, da raça Jersolanda, em média apresentou 32 kg de leite e na maior produção obteve 35 kg de leite. Com outro animal da raça Jersolanda, denominada Nega o produtor obteve 30 kg de leite em media e 33 kg na maior produção.

Na raça Girolanda, com o animal Baixinha, os Senhores, Carlos Andre Neske e seu Pai Egon Hugo Neske, sagraram-se campeões, com uma produção de 38 kg de leite na media e 40 kg na maior produção. Assim, o município de Mundo Novo esteve muito bem representado no município de Caarapó (MS), pela qualidade dos animais que são altamente produtivos, devido a genética, bons cuidados e emprego de tecnologia voltada ao gado de leite. Foram três primeiros lugares e dois segundos lugares exaltando o nome de Mundo Novo em várias regiões de Mato Grosso do Sul.

Além da participação no torneio de leite da Feira das sementes crioulas de Caarapó, Mundo Novo fez-se representar pelo vereador Aleamir Biazussi e família que encantou os que lá estiveram com a beleza das orquídeas de Mundo Novo, do qual é produtor e conhecedor do assunto. Também foram comercializados no stand do Município de Mundo Novo produtos do beneficiamento de mel tais como sabonetes de mel e pães de mel, do produtor familiar Senhor Deraldo Nunes Machado.

Fica assim, o convite e incentivo da Prefeitura de Mundo Novo, Câmara municipal e Agraer, órgãos que apóiam a categoria dos agricultores familiares, para aqueles que tenham interesse, em participar de outros eventos locais e regionais, vindo a divulgar seus produtos e as potencialidades de nosso município.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete