30.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Amambai finaliza plantio do milho safrinha

2014-03-25 15:16:00

O plantio da área dedicada ao milho safrinha em Amambai já foi finalizado, segundo informações do Siga-MS- Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio.  

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Diogo Peixoto, a produção do milho safrinha tem boas expectativas, pois apesar dos desafios climáticos, a plantação foi concluída com sucesso e os preços estão atrativos. Amambai possui uma área de aproximadamente 40 mil hectares destinados ao cultivo do milho safrinha.

Dificuldades

A ocorrência de muitas chuvas no final da colheita da soja prejudicou o inicio da plantação do milho safrinha. Segundo Diogo Peixoto, outro fator que preocupa a produção é a ocorrência do percevejo Barriga-Verde.

“É importante que os produtores fiquem atentos ao ataque dessa praga, pois no início do desenvolvimento, o milho é mais sensível a estes ataques”, ressalta.

Percevejo Barriga-Verde

O percevejo costuma aparecer logo no início do plantio do milho quando as pragas já estão alojadas na palhada resultante da colheita da soja. Tanto as ninfas quanto os adultos se alimentam da seiva das plantas, que sugam das hastes, brotações e vagens.

As condições climáticas predominantes durante a fase de desenvolvimento da cultura da soja exercem grande influência sobre a incidência de percevejos no milho safrinha. Quando as temperaturas estão mais elevadas, observa-se maior ocorrência de percevejo-marrom e, quando as temperaturas estão mais amenas, observa-se maior ocorrência do percevejo barriga-verde.

O percevejo barriga-verde foi o primeiro a se adaptar à cultura do milho e provocar danos durante as fases iniciais. Contudo, em áreas com alta pressão deste inseto, é possível observar danos nas fases mais avançadas de desenvolvimento. Os danos causados por este inseto podem ser leves, com a presença de folhas com pequenas perfurações simétricas, até severos, com danificação do cartucho, formação de perfilhos ou, até mesmo, a morte da planta.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete