26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Embrapa usará radares para aprimorar previsão de safra

2007-07-29 13:28:37

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) iniciará em outubro um projeto inédito com o uso de radares para aprimorar o sistema de previsões de safras e dar agilidade ao governo na execução de políticas agrícolas. O pesquisador Edson Eijy Sano, da Embrapa Cerrados, diz que a área plantada será calculada a partir de informações geradas pelo radar do satélite japonês ALÔS/PALSAR, associadas aos dados produzidos pelo radar embarcado na aeronave R-99, da FAB (Força Aérea Brasileira), utilizada pelo Sipam (Sistema de Proteção Ambiental da Amazônia).

O levantamento de safra com o uso da nova tecnologia será realizado pela primeira vez numa área de 1,2 milhão de hectares nos municípios de Barreiras e Luis Eduardo Magalhães, na Bahia, cujo plantio da safra começa em outubro. "Vamos acompanhar o crescimento dessa safra (algodão, soja e milho) até a colheita, combinando o radar do satélite com o do avião, para dar a qualidade necessária aos dados", explica Sano. A pesquisa termina em dezembro de 2008.

A Embrapa espera que entre cinco e dez anos o Brasil esteja utilizando radares em larga escala para acompanhar a atividade agrícola. Segundo o pesquisador, o uso ganha força com a necessidade de avaliar o impacto do aquecimento global nas lavouras.

Atualmente, as previsões de safra são feitas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O IBGE elabora sua estimativa de safra com base em reuniões com produtores, indústrias, bancos, cooperativas revendas de insumos, etc.

Já a Conab conjuga as informações colhidas nestas reuniões com os dados de campo das visitas a fazendas escolhidas por meio de amostragem, além usar as imagens de satélites, como o Landset e o Spot, e dados gerados pela Embrapa por meio do sistema Agritempo.

"O problema em usar imagens de satélite é que a fase de plantio é justamente na época de chuvas. E as nuvens prejudicam a visualização do solo. Mas o radar consegue ultrapassar as nuvens", explica Sano. Airton Camargo Pacheco, superintendente de informações do agronegócio da Conab, concorda com Sano. O uso dos radares contribuirá para melhorar as previsões, afirma Pacheco.

Segundo ele, recorrendo a novas tecnologias, a Conab conseguiu reduzir de 7% para 5% a margem de erro de suas estimativas. Sano explica que a margem de erro usando radares será de 10%, mas poderá ser reduzida à medida que os filtros de análise de dados forem aprimorados. "E a integração de cada informação, seja aquela gerada por radar ou imagem de satélite, contribuirá para reduzir ainda mais a margem de erro. Uma não inibe o outra", explica Sano.

O CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) investiu R$ 50 mil no projeto da Embrapa. De acordo com Sato, o valor "é baixo", pois cobre apenas as pesquisas de campo. A despesa crescerá com a compra das imagens, que custam US$ 50 cada. "E precisaremos de mais de 200 imagens por levantamento", conta o pesquisador.

Os dados sobre a área plantada, no entanto, não serão os únicos a alimentar o sistema de previsão de safra que a Embrapa está desenvolvendo. Em 2003, o Brasil firmou parceria com a agência espacial americana (Nasa) e com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), para receber dados de radar do satélite Aqua, capaz de identificar a umidade do solo.

Só em 2005 os cientistas brasileiros, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Agência Espacial Brasileira (AEB), conseguiram processar esses sinais e interpretá-los para a realidade climática brasileira. "Agora, queremos refinar o processamento dos dados para estimar a umidade de solo no cerrado", explica Sano. A estimativa da umidade de solo em determinada cultura é feita hoje por amostragem. Uma equipe vai ao campo, colhe amostras e as leva para o laboratório. "O problema é que esse sistema considera a umidade apenas daquele ponto. Já com sinais de radares, é possível ter a estimativa de umidade de grandes porções de terra", exemplifica.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete