26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Iagro participa de reunião em Ponta Porã sobre vazio da soja

2007-07-28 11:24:37

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), através da Gerência de Defesa Sanitária Vegetal, participa neste sábado (28), às 10 horas, de uma reunião no Sindicato Rural de Ponta Porã para discutir o vazio sanitário da soja que começou no 1º de julho e deverá ser cumprido pelo produtor rural até 30 de setembro. A reunião será conduzida pelo gerente de Defesa Sanitária Vegetal, Félix Rebouças, e pela engenheira agrônoma Glaucy Ortiz.

Vazio – Durante o vazio sanitário, deve ser total a ausência de plantas de soja em todo território de Mato Grosso do Sul, conforme as medidas exigidas pela Lei nº 3.333 – publicada no dia 22 de dezembro de 2006 no Diário Oficial – que visa à prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja no Estado.

Segundo a legislação, o controle das plantas voluntárias, conhecidas como tigüeras, deve ser feito até 30 dias depois do fim da colheita, pelo processo químico ou mecânico, pois elas ficam propagando o fungo que provavelmente atingirá a próxima safra.

Outras medidas previstas na lei são o monitoramento da cultura para a detecção da doença e o cadastramento ou registro de áreas com cultivo de soja. Esse cadastro de todas as áreas de plantio deve ser feito todos os anos junto à Iagro, até 30 dias antes do início da primeira semeadura.

A informação do foco da doença, também previsto na legislação, estabelece que o sojicultor e o responsável técnico sejam “solidários” na responsabilidade de informar à Iagro pelo telefone 0800 679 120, sobre o aparecimento de foco da ferrugem da soja na propriedade rural.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete