13.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Coopersa fomenta disseminação de Pesquisas e Tecnologias

2014-02-27 21:04:00

A Cooperativa Agroindustrial de Amambai, Coopersa, tem fomentado a pesquisa agropecuária em Amambai e região. Por meio de um convênio firmado com a Fundação MS para Pesquisa e Difusão de Tecnologias Agropecuárias em agosto de 2013 em parceria com a administração municipal, a Coopersa possibilitou a instalação de um Centro de Pesquisas Agropecuárias para difundir informações e tecnologias para o agronegócio de Amambai e região.

A região de Amambai, que é um pólo importante para o agronegócio do Estado, possui condições de solo e clima específicas que difere de outras regiões do estado, conforme destaca o presidente da Coopersa, Christiano Bortolotto. Desta forma, as pesquisas trarão mais estabilidade ao produtor rural, que terá acesso a informações e tecnologias que melhor se adaptam à sua produção.

A unidade de pesquisas de Amambai também proporciona aos estudantes da Escola Agrícola, a possibilidade de uma profissionalização mais eficiente. Para o Engenheiro Agrônomo da Coopersa, Luiz Felipe Corsini, este Centro de Pesquisas também resolverá o problema da falta da mão-obra qualificada no setor rural. “Este centro irá tornar os futuros técnicos agrícolas da Agrotécnica profissionais capacitados para o mercado de trabalho, que se encontra deficitário neste setor produtivo.”

 

Dia de Campo

 

No início de fevereiro, Amambai recebeu as atividades do “Dia de Campo”, um programa tradicional da Fundação MS que orienta produtores, estudantes e técnicos da área rural. O “Dia de Campo” em Amambai foi realizado na escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal e contou com a participação da Coopersa, Secretaria municipal de Agricultura e Pecuária, estudantes e produtores rurais.

Durante as atividades do Dia de Campo, os participantes puderam conhecer 46 variedades de soja implantadas no campo experimental da Unidade de Pesquisa.

De acordo com o pesquisador de Fitotecnia Soja da Fundação MS, Carlos Pitol, o objetivo desta prática é auxiliar o produtor rural na tomada de decisões, mostrando a amplitude das novas variedades existentes no mercado e suas tecnologias.

Para o engenheiro agrônomo da Coopersa, Luiz Felipe Corsini, o agronegócio da região ganha muito com a realização destas atividades. “Através destes eventos, os técnicos, produtores rurais e estudantes podem avaliar, discutir e decidir que posicionamento tomar nas propriedades locais, pois estes campos montados aqui no nosso município representam realmente a realidade da nossa região.”

Além da prática no campo, a Fundação MS também proporcionou uma palestra sobre as pragas Helicoverpa e Barriga-verde, destacando as estratégias de identificação e controle.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete