20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mapa inclui fundos na renegociação de dívidas rurais

2007-07-25 15:46:37

   Jorge Franco


    Em nota divulgada nesta tarde de quarta-feira (dia 25), a vice-presidente de Secretaria da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), senadora Kátia Abreu, anunciou ter conseguido o compromisso, por parte do Ministério da Agricultura, da edição de uma Medida Provisória que garanta aos produtores rurais com financiamentos dos FNO  e FNE (Fundos Constitucionais do Norte e do Nordeste) o acesso aos benefícios da prorrogação dos prazos para pagamento das dívidas rurais.


    No último dia 11 de julho, quando o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, lançou o pacote do Governo Federal sobre o endividamento, a questão dos financiamentos com recursos do FNO e do FNE ficou pendente.
Na ocasião, o Governo prometeu tratamento semelhante ao concedido às operações de investimento. A regulamentação das prorrogações de custeio será por meio de decisões do CMN (Conselho Monetário Nacional) e a concessão dos bônus depende de lei ou medida provisória.


    O problema para os produtores rurais com dívidas no FNO e do FNE é que, por lei, as regras para esses financiamentos são subordinadas ao CMN, que condicionou a análise da situação à reunião dos Conselhos da Sudam e da Sudene. Os conselhos não foram ainda implementados, portanto não podem autorizar a negociação das dívidas. Negociei com o Governo Federal a forma de superar este problema, que seria editar em MP a autorização para que os fundos constitucionais do Norte e do Nordeste possam participar desta negociação. A MP deverá ser editada a partir de 31 de julho, pois antes disso significaria uma convocação extraordinária do Congresso, explicou Kátia Abreu.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete