15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Ceasa MS quer estimular produção de hortigranjeiros

2007-07-18 13:53:37

 

A Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul S/A (Ceasa-MS) vai promover um fórum sobre olericultura no próximo mês para estimular a produção de hortigranjeiros que não são cultivadas em quantidades suficientes no Estado. Oitenta e sete por cento dos produtos comercializados na Ceasa-MS provêm de outros Estados.


  Com os dados estatísticos feitos diariamente, é possível identificar a origem dos produtos e quais o Estado pode produzir. "Já existe a demanda assegurada desses produtos, nós vamos listar 10 deles para estimular a produção e diminuir a importação de outros Estados", diz o diretor-presidente da Ceasa-MS, Natal Baglioni Meira Barros.


  "São Paulo é o maior fornecedor de abóbora cabotiã, por exemplo. Contribuiu com 53% dos produtos em 2006, enquanto que Mato Grosso do Sul contribuiu com 13%. Pelos dados também é possível identificar os municípios que mais participam na produção de determinado produto. No caso da abóbora, Dois Irmãos do Buriti é o que mais comercializa nos meses de julho e agosto. Vamos também programar a produção para que uma grande quantidade do produto não se concentre em apenas alguns meses", explica o diretor-presidente.


  Para que sejam feitas políticas de produção, Natal prevê a destinação de recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e a intensificação da assistência técnica aos produtores através da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). O fórum deve acontecer na segunda quinzena de agosto. Os dados estatísticos estão disponíveis no site www.ceasa.ms.gov.br.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete