24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sindicato e produtores rurais apóiam a criação da Aprosoja

2007-07-04 10:36:37

Antonio Luiz

                 O Sindicato Rural de Amambai promoveu no último dia 27 de junho uma reunião juntos aos produtores rurais para apresentação do projeto da Aprosoja – MS Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso do Sul. Amambai, por sua importância na produção da soja,  é um dos municípios que estão sendo  visitados pelos coordenadores do projeto Eduardo Riedel, vice-presidente da Famasul e Almir Dalpasqual que fizeram toda a explanação aos presentes que foi seguida de um debate entre os presentes.

                A primeira Aprosoja foi criada no vizinho estado de Mato Grosso e está sendo encampada por vários outros estados produtores para unir forças. Para que se torne uma associação de caráter nacional é necessária a adesão de pelo menos oito estados, o que vem sendo trabalhado pelas lideranças do agronegócio em regiões produtoras.

                O presidente do Sindicato Rural de Amambai Christiano Bortolotto que integrará a futura diretoria da associação,  assim como os produtores que compareceram à palestra, aprovaram a instalação da Aprosoja por ser um instrumento de defesa dos interesses da classe  se colocaram à disposição do projeto.

 O que é Aprosoja –  A futura Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso do Sul  será uma Pessoa Jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos, que terá por finalidade principal congregar os produtores de soja do Estado, a fim de incentivar a produção e o consumo de soja e derivados, dentro de conceitos que induzam à qualidade, produtividade e sustentabilidade dessa cultura, com respeito a legislação vigente e em harmonia com o meio ambiente.

                Terá também o dever de estimular a criação de mecanismos de aquisição e importação de insumos, bem como de comercialização e exportação da produção; orientar e apoiar os associados em todas as fases da atividade; defender os interesses específicos dos produtores de soja associados, junto a entidades públicas e/ou privadas, em harmonia com o Sistema Sindical Rural; celebrar convênios, contratos e/ou acordos com entidades públicas ou privadas, no interesse da Associação; participar de entidades em todos os níveis que representem os interesses dos produtores de soja; zelar pela ética profissional entre os associados.

                A principal missão é promover ações que viabilizem a produção sustentada de soja em Mato Grosso do Sul, agregando valor aos seus associados, desenvolvendo um modelo produtivo rentável, que contemple e valorize mecanismos de respeito sócio-econômico e ambiental. 

                A visão e objetivo é tornar-se líder no país enquanto entidade representativa de classe, atuando de forma decisiva em todos os temas que possam contribuir para consolidar a liderança do Brasil na produção e exportação competitiva e sustentada de soja, consolidando sua incorporação no cardápio dos brasileiros.

                Representar de forma eficaz o produtor organizado de soja de Mato Grosso, tendo como valores: Transparência – Ética – Profissionalismo – Valorização do trabalho em equipe e da representatividade coletiva – Cultivar a paixão, esperança e eficiência do agronegócio brasileiro.

                Serão estratégias de ação: Descentralizar, profissionalizar e qualificar a gestão da entidade;

                Planejar atividades priorizando focos de atuação com base nas demandas de maior impacto e resultados para o setor,com visão de curto e longo prazo;  Organizar a classe produtora de soja do mato grosso de forma a construir visão única sobre os temas vitais para o setor;  Cooperar, estabelecer relacionamentos de parcerias e de sinergia com entidades públicas, privadas, ong’s e formadores de opinião para sensibilizarem-se com temas de interesse da classe produtora e do país;  Promover ações que visem a sustentabilidade econômica da cultura da soja;  Promover ações que contemplem o respeito e o equilibrio sócio-ambiental;  Criar imagem institucional forte.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete