21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Geada reduz produtividade do milho safrinha em MS

2007-07-04 08:26:37

Apesar da produção de milho safrinha em Mato Grosso do Sul ter aumentado em 30,5% neste ano em relação ao ano passado, a produtividade do grão foi 3,3% menor, conforme informações do décimo levantamento realizado pela Conab (Companhia Nacional do Abastecimento).

Segundo os dados, a produtividade de milho safrinha caiu de 3,3 mil quilos por hectare para 3,1 mil, já a produção foi ampliada de 1,7 milhões de toneladas para 2,2 milhões de toneladas. A área plantada passou de 512,3 mil hectares para 703,8 mil hectares. Segundo o IBGE, o motivo dessa redução da produtividade no Estado está ligada as quedas na temperatura e geada ocorrida no sul do Estado.

Em todo o Brasil, ao contrário do milho 1ª safra, o milho safrinha teve um aumento significante de 32,7% de área, passando de 3,31 milhões de hectares ha para 4,39 milhões de hectares. Este aumento ocorreu, devido ao bom preço do milho vigente na época de plantio e das boas condições climáticas durante todo o ciclo da cultura passada, que fez com que os agricultores ficassem motivados a plantar.

A pesquisa foi realizada de 18 a 22 de junho, pelos técnicos da Conab mantiveram contato com as fontes de informação dos principais municípios produtores do País: Secretarias de Agricultura, Órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural (oficiais e privados), Agentes Financeiros, produtores rurais, Escritórios de Planejamento e técnicos de Cooperativas.

Hoje a produção brasileira estimada do milho 2ª safra é de 14,02 milhões de toneladas, que apesar dos problemas climáticos está 31,0 % superior à safra passada. O milho 1º safra encontra-se praticamente colhido na região centro-sul faltando apenas algumas áreas menos tecnificadas como da agricultura familiar, já o milho 2ª safra encontra-se em fase inicial de colheita em alguns estados como exemplo o Paraná, porém, na maioria das áreas encontra-se em fase de maturação e frutificação.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete