24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Programa beneficia pequenos produtores do Estado

2007-06-25 16:00:37

 Membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o deputado federal Waldir Neves (PSDB-MS), informou que os agricultores familiares de Mato Grosso do Sulque foram prejudicados com a queda de preços na comercialização de arroz, feijão e milho, serão recompensados pelo PGAF (Programa Garantia de Preços para Agricultura Familiar).


A medida vai beneficiar 7,5 mil pequenos produtores de Mato Grosso do Sul, RioGrande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Sergipe e Bahia que têm financiamentos de custeio (crédito para custear a produção, como compra de insumos, de máquinas e salários) no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).


Segundo o deputado federal do PSDB de Mato Grosso do Sul, eles contarão com um desconto na hora de pagar as prestações de empréstimo do Pronaf que vencem do dia 10 de junho a 9 de julho. O PGPAF é uma garantia aos agricultores familiares de que seus financiamentos, no momentode serem pagos aos bancos, terão desconto. Esse bônus é equivalente à diferença entre o custo de produção (preço de garantia) e o de comercialização (de mercado) – caso este último esteja abaixo do custo de produção.


São amparadas atualmente pelo programa as culturas de arroz, milho, soja, feijão e mandioca, além da atividade leiteira. O produtor que contrata o Pronaf para aquisição de alimentos tem direito a R$ 3,5 mil por ano para ser um utilizado como uma garantia de pagamento do financiamento. Desse recurso é que sai o dinheiro usado para pagar o bônus. O bônus do programa é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento, que faz uma pesquisa nos lugares em que são vendidos os produtos da agricultura familiar.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete