21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Morangos que deram resultados

2006-12-27 13:15:00

Sérgio da Luz

                Um bom exemplo de uma produção que deu certo, é a de Gilmar Godoi Pedroso, de 38 anos, pai de três meninas e esposo de Rosangela Flores Pedroso. Gilmar produz morangos. Há alguns anos, pesava e embalava frutas em um supermercado em  Amambai, nunca imaginou que um dia ele iria abastecer as prateleiras daquele mesmo mercado, com morangos produzidos por ele mesmo.

            “Sempre quis fazer algo que desse resultado, que não houvesse muita concorrência, por isso optei pelos morangos”, disse.

            Hoje tem um chácara, de aproximadamente um hectare e planta em metade de suas terras morangos; na última safra colheu cerca de 1200 Kg da fruta. “Cada ano aprendo algo novo sobre o cultivo”, acrescentou.

            Tudo começou quando sua esposa, Rosangela, começou a cultivar com poucos pés, com a boa produtividade resolveram investir. Gilmar lembra a ajuda que recebeu do casal Raul e Ida Pistorello (o qual faz questão de lembrar), foi o que os impulsionou, deram a instalação de um poço semi-artesiano, “eles vieram e disseram que iríamos precisar, pois minha produção seria grande, isso foi fundamental para que começássemos”, lembra Gilmar.

            A maior dificuldade de Gilmar é falta de diversidade para o beneficiamento do produto; na última safra toda as frutinhas foram vendidas nas casas, “os mercados querem devolver o que não for vendido, mas não tenho para onde mandar as sobras, por isso achei mais seguro vender de casa em casa”, explica.

            Para o ano de 2007, Gilmar quer começar a produzir geléia de morango, podendo assim reutilizar as frutas devolvidas pelos mercados.

            Todos os dias ao entardecer, Gilmar sai na cidade para vender pães, cucas e chipas, “ainda não dá para viver somente através dos morangos, pedimos a Deus sempre direção, àsvezes achamos que é por um caminho, tentei vender pão, mas hoje vejo que meu sustento vai vir mesmo dos morangos”, conclui Gilmar.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete