27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Ministério otimista sobre recuperação de status sanitário

2007-06-19 12:49:37

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) está otimista com relação à recuperação do status sanitário de área livre de aftosa com vacinação por Mato Grosso do Sul durante reunião extraordinária da OIE (Organização Internacional de Sanidade Animal) que será realizada no próximo mês de setembro. A informação é do secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Afonso Kroetz, que veio hoje a Campo Grande para discutir as medidas adotadas pelo governo do Estado na questão de controle sanitário animal.

Segundo Kroetz, a retomada do status sanitário por Mato Grosso do Sul, perdido em outubro de 2005 com os focos de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, vai beneficiar também os Estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Mina Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Distrito Federal que poderão voltar a exportar carne bovina normalmente para a União Européia. A retomada do status sanitário excluiria apenas os três municípios onde foram detectados os focos da doença e que integram a Zona de Alta Vigilâncias Sanitária.

Essa área de restrição terá mais rigor na permissão de saída de bovinos e produtos de origem animal, a carne só poderá sair carne desossada e maturada, o leite pasteurizado e os bovinos terão de receber identificações individuais. A secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, disse a reunião com Kroetz servirá para mostrar os resultados das ações sanitárias adotadas pelo Estado.

Entre essas ações, destacou Tereza Cristina, está a conclusão da etapa de vacinação e também o fim dos abates de 20 mil animais oriundos de 150 propriedades. Ela também informou que termina ainda neste mês a primeira etapa da sorologia e a segunda etapa terá início em julho, possibilitando que a OIE faça a auditoria para o conceder em setembro o status de área livre para Mato Grosso do Sul.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete