12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Contra ferrugem, lavoura de soja ficará vazia em oito Estados

2007-06-19 12:37:37

A maioria das lavouras de soja do país deverá permanecer sem nenhum tipo de plantação nas próximas semanas como forma de combate à ferrugem asiática. O procedimento de vazio sanitário foi recomendado por uma instrução normativa do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) no começo do ano e deve durar 90 dias a partir de 1º de julho.


É a primeira vez que a medida é utilizada amplamente no país. Oito Estados – entre eles grandes produtores, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás – já decidiram que vão aderir ao bloqueio. No ano passado apenas dois Estados fizeram o procedimento. Segundo o Embrapa, foram registrados na última safra 2.980 focos de ferrugem asiática no país -o dobro do constatado em 2005/2006. O prejuízo na safra foi avaliado em US$ 2,19 bilhões. A Bahia foi o Estado com mais focos – 846.


As punições para quem furar o bloqueio serão determinadas pelos Estados. Em Goiás, por exemplo, o infrator vai pagar multa de R$ 2.500 e, se insistir, pode ter a plantação destruída. Técnicos dos governos estaduais farão a fiscalização. O objetivo da determinação é concentrar o plantio da soja em uma mesma época do ano como forma de interromper o ciclo da doença. Atualmente, a ferrugem asiática é transmitida de uma safra para a outra. Sem plantas vivas no campo, o esporo não sobrevive após um período de 60 dias, segundo o Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura.


O consórcio antiferrugem, um grupo de especialistas coordenado pelo Embrapa, estima que a doença tenha provocado perdas de 4,5% da última safra de soja no país. A doença, provocada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, ataca as folhas da plantação e causa queda precoce dos grãos. Mesmo com a implantação do vazio sanitário, a moléstia, que é disseminada pelo vento, deve voltar a atingir o país em poucos meses. Com o procedimento, no entanto, o período em que a doença afeta as plantações será diminuído.


A Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso), uma das maiores entidades representativas do setor no país, apóia a medida, apesar de os meses de julho a setembro tradicionalmente serem destinados à produção de sementes. O governo de São Paulo ainda não decidiu se vai participar do bloqueio. No Paraná, a adesão só vai acontecer no ano que vem.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete