32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Governo prorroga prazo para pagamento de dívida agrícola

2007-06-15 06:22:37

O Conselho Monetário Nacional aprovou nesta quinta-feira (14 de junho) o aumento do prazo para o pagamento de dívidas de investimento e custeio das safras anteriores a 2006/2007, atendendo a solicitação dos ministros Reinhold Stephanes (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Guido Mantega (Fazenda). Segundo o Mapa, o novo prazo para quitar dívidas referentes operações de investimento é 31 de agosto, para os produtores que se mantiveram adimplentes até 31 de dezembro de 2006. Já o custeio das safras 2004/05 e 2005/06, que havia sido prorrogado antes e com vencimento em 2007, poderá ser repactuado para o ano seguinte após a data da última parcela, diante de análise da situação do contratante.

Nesse prazo, técnicos dos ministérios e representantes do Legislativo e do setor agrícola definirão ações para viabilizar o pagamento das dívidas. A ampliação do prazo de vencimento das prestações abrangem operações do BNDES, Finame Agrícola Especial, Recursos Obrigatórios e Poupança Rural, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Proger Rural e FAT Integrar Rural. A Secretaria de Política Agrícola alerta que o alongamento das dívidas não provoca alteração contratual, devendo ser mantidas em situação de normalidade até 31 de agosto.

A prorrogação é fruto de um trabalho que envolveu técnicos do governo, representantes das Comissões de Agricultura da Câmara dos Deputados e do Senado, da Confederação da Agricultura e Pecuária e da Organização das Cooperativas Brasileiras.

O alongamento das operações de custeio, incluindo as prorrogadas via Pronaf a critério da instituição financeira, obedecerá dois procedimentos. O primeiro deles diz que as prestações vencidas e não pagas ou com vencimento até 31 de julho deste ano serão apuradas e mentidas nas condições de normalidade até esta data. Será permitida a concessão para pagamento de 100% do valor devido para até um ano após o vencimento da ultima prestação constante do atual cronograma de retorno dessas operações, mantidos os encargos pactuados para a situação de normalidade.

Já as prestações com vencimento a partir de 1º de agosto deste ano terão concessão de prazo para pagamento integral do valor devido para até um ano após o vencimento da ultima prestação constante do atual cronograma, mantidos os encargos financeiros pactuados para a situação de normalidade. A prorrogação será concedida desde que solicitada pelo mutuário até a data do respectivo vencimento.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete