14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Embrapa realiza Inseminação Artificial em Tempo Fixo

2007-06-11 20:29:37

Com objetivo de manter o patrimônio genético de alto valor produtivo, a Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está realizando nos bovinos de leite que estão no Campo Experimental de Porto Velho a Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF.

O procedimento teve início na terça-feira, 05, com administração de hormônio GnRH por via intramuscular, juntamente com a colocação do dispositivo intravaginal de progesterona, que será retirado na quinta-feira, 14, pela manhã, quando será aplicada a prostaglandina F2 alfa, que visa à quebra da fase progesterônica. Com este procedimento, as vacas entrarão em cio sincronizado, e após esta constatação será inserida dose de GnRH. O médico veterinário da Embrapa Rondônia, Marivaldo Figueiró, responsável pelo procedimento, diz que as vacas deverão ser inseminadas após 6 horas desta constatação, salientando que todo o procedimento dura em torno de onze dias.

O uso desta técnica é bastante vantajoso, porque permite inseminar maior número de vacas em menos tempo. Utilizando a IATF as vacas tem a ovulação induzida e a inseminação artificial – IA – pode ser feita com data e hora marcada, facilitando o trabalho da inseminação artificial.

A IA com certeza é uma das técnicas mais importantes já desenvolvidas para o melhoramento genético dos animais, potencializando o rebanho e permitindo que características desejáveis sejam transmitidas a outros animais. A aplicação da técnica torna-se essencial após a sincronização do cio em grupos, além de diminuir consideravelmente o índice de doenças sexualmente transmissíveis.

Com utilização da IATF o produtor dispensa a observação de cio do rebanho, economiza mão-de-obra e planeja o nascimento dos bezerros na propriedade. Com isso o produtor pode fazer este planejamento para que ocorra no período de entressafra da produção do leite. Alem disso, aumenta a produção de leite e de bezerros, aumentando a eficiência reprodutiva e diminuindo o intervalo entre os partos.

Para que o produtor faça este tipo de procedimento é necessário que a vaca esteja no período de 45 dias pós-parto, apresente boas condições corporais e esteja livre de doenças, ressalta o médico veterinário da Embrapa Rondônia, Marivaldo Figueiró, responsável por este trabalho na instituição. É interessante que o sêmen utilizado seja de touro de qualidade e de progênie comprovada.

Para efetivar esta técnica, o produtor deve solicitar o acompanhamento de um médico veterinário para realização do exame ginecológico das vacas, visando detectar possíveis problemas, como a inflamação do útero, ou seja, endometrite, para que posteriormente se recomende o protocolo de sincronização a ser utilizado para a IATF. Os passos do protocolo de IATF são técnicas de controle farmacológico do ciclo estral, responsáveis pela indução do estro, e conseqüentemente a ovulação, o que possibilita a inseminação com hora marcada. Dessa forma, se cada uma das etapas do protocolo não for bem executada, compromete-se todo o resultado do programa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete