21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mapa lança cartilha sobre integração Lavoura-pecuária

2007-06-05 07:15:00

O Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) lançou uma cartilha do produtor e um boletim técnico sobre sistemas de ILP (Integração Lavoura-Pecuária). A cartilha é dirigida a agricultores interessados em utilizar tecnologias sustentáveis em suas atividades produtivas. Já o boletim técnico tem como público alvo profissionais que atuam em atividade de fomento, assistência técnica e assessoria a produtores rurais e que desejam ter acesso a experiência com os sistemas de ILP. As duas publicações foram realizadas em parceria com a Abeas (Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior).

De acordo com o Mapa, a cartilha ao produtor apresenta informações sobre o conceito de integração lavoura-pecuária, os principais benefícios gerados pela adoção do sistema e como implantar um projeto em sua propriedade. Além disso, orienta sobre os centros de referência e de divulgação do sistema ILP, entre os quais, APCD (Associação de Plantio Direto no Cerrado), centros de pesquisa da Embrapa, Companhia de Promoção Agrícola, sindicatos rurais, universidades e fundações de apoio à pesquisa.

O livro oferece um panorama geral de recuperação de pastagens degradadas com a utilização dos sistemas de integração lavoura-pecuária. O Mapa também quer incentivar o agricultor para que busque melhorias de qualidade, inovação e competitividade no contexto das diversas cadeias produtivas, além de alertá-lo para a necessidade de ‘pensar’ a produção rural sob o ponto de vista ambiental, social e econômico.

O boletim técnico, entre outras informações, sugere estratégias para que o profissional implante, valide e divulgue projetos baseados nos sistemas de ILP. Além disso, aborda a Medida Provisória 2.166-67, que altera o Código Florestal.

Entre os benefícios obtidos com a ILP, o boletim compara os índices zootécnicos médios do rebanho nacional com o sistema otimizado na região de Campo Grande (MS). Enquanto a média brasileira de natalidade no rebanho bovino é de 60%, em propriedades com ILP o índice é de 80%. Na mesma comparação, a mortalidade média dos animais no Brasil é de 8%, caindo para 2,7% nos sistema integração lavoura-pecuária. A idade do abate (por ocasião da 1ª cria) cai de 4 para 2 anos.

O boletim apresenta ainda a queda nos custos médios de produção com o uso de sistemas de produção sustentáveis. O plantio direto, técnica que mantém a estrutura física do solo por não revolvê-lo, proporciona uma redução de 10% a 25% nos gastos com a reforma da pastagem. Em consórcio de grãos com pastagem, a publicação demonstra que a exploração da pecuária bovina de corte, no pasto recuperado, é uma atividade lucrativa e apresenta vantagem comparativa devido à produção de grãos que cobre parte dos custos de formação de uma pastagem de superior qualidade.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete