24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Iagro começa "megaoperação" de sanidade animal

2007-06-04 15:49:00

    A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), numa ação conjunta com a Superintendência Federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul (SFA/MS), começou nesta segunda-feira (4) a terceira etapa de ações de saneamento na região que engloba Eldorado, Mundo Novo e Japorã, no sul do Estado. De acordo com o diretor-presidente do órgão, Roberto Bacha, além da vacinação acompanhada contra a febre aftosa dos 120 mil bovinos, será realizada a identificação individual com brincos em todo o rebanho e a segunda etapa do abate sanitário, que deve atingir cerca de 20 mil bichos.

    “Também estamos colhendo o sangue de nove mil animais para a realização do inquérito sorológico para avaliação de circulação viral da aftosa”, diz Bacha. A previsão é concluir o trabalho de colheita em 15 dias. O material será somado as 27 mil amostras coletadas no restante do Estado. De acordo com exigência do Ministério da Agricultura, uma segunda etapa de colheita de material deve ser realizada nos meses de julho e agosto.

    Cerca de cem funcionários da Iagro trabalham na operação. São seis coordenadores, um coordenador-geral, pessoal de apoio administrativo e de laboratório, além de 30 equipes de campo compostas, cada uma, por um médico veterinário e auxiliar. “A expectativa sobre o andamento dos trabalhos é muito boa, principalmente no que se refere à classe produtora, representada pelos sindicatos rurais que estão a disposição da Iagro para auxiliar nas ações”, destaca Bacha.

      Pantanal
   A vacinação no Pantanal segue até o dia 15 deste mês e o registro junto à Iagro até o dia 30. Quanto ao Planalto, onde a imunização terminou em 31 de maio, o registro deve ser feito até 15 de junho. Em todo o Estado, a previsão é vacinar cerca de 24,7 milhões de animais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete