14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Eldorado, Japorã e Eldorado vacinam o gado bovino

2007-06-04 06:37:00

 Em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, onde ocorreu o foco de febre aftosa em 2005, a imunização dos 120 mil animais da região será realizada diretamente pelos técnicos da Iagro durante o mês de junho. Conforme o site de notícias do governo do Estado, paralelamente à vacinação, será realizada ainda a identificação individual com brincos em todo o rebanho e também a segunda etapa do abate sanitário dos animais.

Na região da área de risco sanitário, também será coletado material para a realização do inquérito sorológico, que avaliará a circulação viral de febre aftosa.

No restante do Estado, a primeira etapa de coleta para a sorologia, exigida pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), termina nesta quinta-feira. O trabalho estabelece que os animais envolvidos no inquérito (36 mil em cada uma das duas amostragens) não podem ser vacinados contra a aftosa a não ser que haja autorização oficial.

No restante das regiões de planalto, a vacinação terminou no dia 31 para os rebanhos de bovinos e bubalinos. O registro deve ser feito na Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegeta) até o dia 15.

No Pantanal, a campanha prossegue até o dia 15 de junho e o registro pode ser feito até o dia 30. Em todo o Estado, a previsão é vacinar cerca de 24,7 milhões de animais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete