20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vacinação contra febre aftosa termina hoje em MS

2007-05-31 00:26:00

A vacinação contra a febre aftosa no rebanho de bovinos e bubalinos termina nesta quinta-feira na região de Planalto de Mato Grosso do Sul. No Pantanal, a campanha segue até o dia 15 de junho.

O registro da vacinação no Planalto deve ser feito na Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) até 15 de junho; no Pantanal, até o dia 30 do mesmo mês. Em todo o Estado, a previsão é vacinar cerca de 24,7 milhões de animais.

Em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, onde ocorreu o foco de febre aftosa em 2005, a imunização dos 120 mil animais da região será realizada diretamente pelos técnicos da Iagro durante o mês de junho. Conforme o site de notícias do governo do Estado, paralelamente à vacinação, será realizada a identificação individual com brincos em todo o rebanho e também a segunda etapa do abate sanitário dos animais. Também será feita a coleta de material para a realização do inquérito sorológico, que avaliará a circulação viral de febre aftosa.

No restante do Estado, a primeira etapa de coleta para a sorologia, exigida pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), também termina amanhã. O trabalho estabelece que os animais envolvidos no inquérito (36 mil em cada uma das duas amostragens) não poderão ser vacinados contra a aftosa até que exista autorização oficial.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete