31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MS e mais 6 Estados firmam protocolo de defesa sanitária

2007-05-30 23:34:00

A secretária de Produção (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e secretários de outros seis Estados, além do Distrito Federal, assinam amanhã (31), em Belo Horizonte, um protocolo para a criação de um plano de ações que irá integrar os trabalhos de defesa sanitária entre os mesmos. O acordo será firmado durante abertura da Superagro Minas 2007, às 10 horas, no Parque de Exposições da Gameleira/ Expominas.

Participam da solenidade o anfitrião do evento, o governador Aécio Neves, e os secretários Gilman Viana Rodrigues (Minas Gerais), Christino Áureo da Silva (Rio de Janeiro), César Roberto Colnago (Espírito Santo), Leonardo Veloso (Goiás), Geraldo Simões Oliveira (Bahia), e Wilmar Luiz da Silva (Distrito Federal). O Estado de São Paulo será representado pelo secretário-adjunto, Antônio Júlio Junqueira Queiroz.

Para a secretária de Mato Grosso do Sul, a união dos estados com representatividade no setor pecuário é fundamenta. “Juntos iremos fortalecer os trabalhos sanitários e assim minimizar possíveis entraves que os mercados utilizam como pressuposto para desvalorizar nossos produtos”, ressalta ela. Já de acordo com Gilman Viana Rodrigues, as ações de defesa sanitária animal e vegetal são fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio nacional. “É necessário harmonizar as ações de defesa, principalmente no caso de Minas Gerais, que faz divisa com seis Estados, todos signatários do protocolo”, explica Gilman.

Conforme documento a ser assinado, serão designados dois servidores de cada órgão estadual de defesa sanitária ligados às secretarias. Eles vão compor um grupo de trabalho para elaborar um plano de ação integrada. O grupo vai contar com especialistas na área de defesa animal e vegetal. “Uma das principais questões é o controle do trânsito de animais e vegetais, além dos seus derivados. Além disso, precisamos encontrar soluções para o elevado custo financeiro de manutenção das barreiras fixas interestaduais”, informa o secretário de Minas ressaltando que o Estado conta hoje com o terceiro maior rebanho bovino do País, com 22,1 milhões de cabeças.

O evento, que começou no último dia 28 e se estende até o próximo dia 3, é considerado a maior mostra do agronegócio mineiro e deve atrair este ano cerca de 150 mil pessoas, conforme a comissão organizadora.

O evento terá cerca de 300 empresas expositoras de Minas e de outros Estados, muitas delas líderes no seu segmento de atuação, com destaque para as áreas de genética, saúde e nutrição animal e laticínios. Os organizadores do evento estimam que os negócios vão crescer pelo menos 10% em relação ao ano passado, ficando entre R$ 65 milhões e R$ 75 milhões.

A Superagro conta com dois eventos-âncora, a 47ª Exposição Agropecuária (que já começou) e a Expocachaça (a partir do dia 31). Além disso, serão promovidos seminários, congressos e mostra de diversas cadeias produtivas. Este ano, se juntam ao evento os setores da floricultura e da apicultura. Pela primeira vez, a Superagro também vai organizar rodadas de negócio coordenadas pelo Sebrae-MG. Com informações do portal www.superagro.ima.mg.gov.br.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete