12.2 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Crédito rural deve ter novas regras a partir de 2012

2011-12-29 13:18:00

O Ministério da Fazenda estima que até o início da nova safra, em julho de 2012, entrem em vigor as mudanças previstas para o Manual de Crédito Rural. O objetivo do governo federal é simplificar as normas de concessão de financiamentos. As alterações são estudadas há cerca de um ano e precisam ser aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Segundo o coordenador de Crédito Rural do Ministério, Francisco Erismá, as alterações são, basicamente, técnicas e substituirão algumas siglas.

– O objetivo principal destas mudanças é simplificar as operações de crédito, tanto para o usuário quanto para as instituições financeiras. O foco é no beneficiário final, que é o produtor rural. Ou seja, ele vai ter condições de consultar o manual, entender o que está definido nele para poder contratar as linhas com segurança – explica.

O atual Empréstimo do Governo Federal (EGF) passará a se chamar Financiamento para Estocagem de Produtos Vinculados à Política de Preços Mínimos (FGPM). Além disso, de acordo com as novas regras, as linhas especiais de crédito serão substituídas pelo FGPM. O governo pretende ter maior controle sobre as operações e saber é qual o real destino dos financiamentos feitos por produtores rurais, cooperativas e agroindústrias.

– Espera-se que o produtor rural tenha menor custo na hora de fazer a contratação do crédito. Ele contrata uma única vez e vai renovando ano a ano com a instituição financeira, mediante a apresentação de informações que digam se ele vai produzir o mesmo produto ou vai precisar da mesma quantidade de recursos. Ele já tem um crédito já estabelecido junto ao banco e simplesmente precisa comprovar qual a cultura que vai produzir em cada safra – afirma Erismá.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete