26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sistema auto-irrigável permite cultivo de vegetais em casa

2007-05-22 19:41:00

A idéia de que a hidroponia é restrita apenas à produção comercial de vegetais é o desafio que o inventor caxiense Zalias Antonio Vicente tenta superar há pelo menos quatro anos. Trabalhando com o planejamento e a instalação de sistemas hidropônicos – cultivo de vegetais em solução de água com sais minerais -, há cerca de nove anos, ele acabou desenvolvendo um método que permite aplicar a mesma técnica de irrigação na produção de legumes e frutas – como alfaces e morangos, por exemplo – e no cultivo de plantas ornamentais. Essas são aquelas plantinhas que as pessoas possuem em vasos ou floreiras dentro de casa como bromélias, samambaias e flores.


A criação, batizada de vaso auto-irrigável, foi premiada com o primeiro lugar no 10º Salão Nacional do Inventor, na categoria inventor individual, realizado em outubro de 2006, em Vitória, Espírito Santo. Com o método não é necessário ficar molhando continuamente, não gera desperdício de água e ainda é antidengue, já que o depósito de água é totalmente fechado.


Patenteado por Vicente, o sistema também pode ser utilizado para produção de frutas e hortaliças em espaços pequenos – como varandas ou jardins internos – e para a produção comercial de mudas vegetais. Em testes feitos em sua oficina, ele já cultivou maracujá, melão, amora e tomates. Atualmente, testa um protótipo para desenvolvimento de mudas de eucalipto.


– Quanto comecei a testar o sistema, as plantas tiveram uma reação impressionante. Ficaram mais vigorosas, as flores mais bonitas e mesmo as folhas apresentavam uma textura diferente – destaca. A necessidade de abastecimento do reservatório de água varia conforme o vegetal e a estação do ano, mas é possível ficar até 15 dias sem se preocupar em molhar as flores – uma grande vantagem para quem vai viajar e tem plantas em casa.
Do Agrol Notícias

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete