22.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Assentado de Ponta Porã aposta na produção de uva

2011-10-15 10:48:00

O assentado Dazir Sebastião dos Santos e sua família, moradores no lote 190 do grupo Pedro Gomes, da CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Assentamento Itamarati I, em Ponta Porã, resolveu diversificar e está apostando na viticultura, cultivando 6 mil pés de uva do tipo Niágara. A família espera produzir 12 toneladas do produto. A fruta será vendida in natura diretamente aos consumidores da região, sem intermediários.

Por enquanto, a produção é destinada somente para fruta de mesa. Para o plantio e a manutenção das parreiras, Dazir conta com a ajuda de sua esposa Jandira Moura da Silva e seus filhos, pois a viticultura é muito trabalhosa e requer muita atenção. A videira precisa de podas de formação e de produção. A de formação é executada desde o plantio da muda até a planta ganhar o tamanho e o formato desejados.

A poda serve para manter o equilíbrio entre o vigor da vegetação e a frutificação, e deve ser feita todos os anos, quando a planta estiver no período de repouso (inverno), ou quando surgirem às primeiras brotações nas pontas dos ramos. Da poda à colheita, o plantio demora de 85 a 200 dias. O que determina o período são a intensidade luminosa e a temperatura. Indica-se a irrigação para garantir maior produtividade e qualidade.

Dazir espera uma produção de até três quilos de uva por pé. A uva possui diversas propriedades benéficas à saúde. Elas protegem o sistema circulatório e o coração; têm propriedades antioxidantes, o que significa que impedem a ação de radicais livres no organismo; apresentam características anti-inflamatórias; inibem a aglomeração das plaquetas sanguíneas, reduzindo os riscos de ocorrência de infartos e derrames; além de impedir alguns processos desencadeadores do câncer.

A fruta ainda é boa fonte de vitamina C e do complexo B, rica em minerais como magnésio, enxofre, ferro, cálcio e fósforo. Por ser trepadeira, a cultura precisa de suporte para a sustentação dos ramos. A latada ou pérgola é formada por malhas suspensas a cerca de dois metros do chão. As plantas são, assim, conduzidas na horizontal, o que permite um melhor desenvolvimento e maior produção.

O sistema mais utilizado para produção de uvas para vinhos finos é a espaldeira. No lote de 17 hectares, além do cultivo de uva, Dazir e sua família cria gado, porcos além de outros tipos de atividades. Todos os investimentos para o cultivo da uva foram feitos com recursos próprios, demonstrando assim o interesse pela terra e principalmente pela viticultura, atividade muito trabalhosa e que requer muitos cuidados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete