23.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Agricultores terão novo crédito para renegociar dívida com bancos

2011-10-14 09:13:00

O acordo entre governo e movimentos sociais estabeleceu uma carência de 12 meses para o começo do pagamento e juros de 2% ao ano.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, recebeu o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e os representantes da agricultura familiar. Depois de quase três horas, eles fecharam o acordo. “Vamos abrir uma linha de crédito específica para o processo de adesão e o retorno a adimplência”, explica Florence.

Podem participar os pequenos agricultores com contratos de custeio e investimento fechados até a safra passada. O limite de crédito é de R$ 25 mil, com prazo de até dez anos para o pagamento e carência de 12 meses. Os juros serão de 2% ao ano. Quem estiver inadimplente pagará uma taxa de adesão de 3% do valor total da dívida.

Os representantes dos agricultores consideram vantagem o empréstimo valer também para quem está com as parcelas em dia. Essa é uma forma de ganhar um prazo maior para quitar o financiamento. “É uma vantagem significativa para os agricultores que mesmo adimplentes possam fazer o processo de negociação e ganhar mais tempo para fazer a sua operacionalidade e garantir o pagamento das parcelas em condições melhores”, avalia Antoninho Rovaris, secretário de política agrícola da Contag.

A Contag, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, acredita que a medida deve beneficiar cerca de 300 mil famílias.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete