13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Rentabilidade dos produtores melhora na safra 2010/2011

2011-10-02 04:27:00

O aumento da demanda por açúcar e etanol beneficiou os fornecedores de cana-de-açúcar na safra 2010/2011, com remuneração acima dos custos totais de produção.

O cenário foi positivo principalmente no Nordeste e nas regiões de expansão da atividade canavieira, como Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde as receitas superaram os custos em 14% e 10%, respectivamente.

Apenas nas regiões mais tradicionais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, os preços ficaram abaixo dos custos totais em 7%, mas foram suficientes para cobrir os custos operacionais da lavoura.

“Foi uma safra positiva diante do crescimento da demanda e da menor oferta”, disse o presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gerson Carneiro Leão.

Os dados fazem parte de um estudo elaborado pela CNA em parceria com o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Pecege/ESALQ), apresentado nesta quinta-feira (29/9) na reunião da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA.

O trabalho foi resultado dos levantamentos de custo de produção realizado pelas duas instituições em 10 estados (AL, GO, MG, MS, MT, PB, PE, PR, RJ e SP) dentro do projeto Campo Futuro, desenvolvido com o objetivo de formar uma rede atualizada de dados de custo de produção para orientar o produtor rural na sua atividade.

O levantamento foi feito comparando os preços recebidos com os custos totais, que incluem os gastos operacionais, a depreciação de patrimônio e investimentos.

O estudo também mostrou a evolução das margens de lucro em relação aos custos totais nas últimas quatro safras.

Neste contexto, a rentabilidade média do período foi inferior aos custos totais em todas as regiões pesquisadas.

Nas áreas tradicionais de produção, por exemplo, os preços pagos aos fornecedores foram, em média, 20% menores do que os custos nas últimas quatro safras.

No nordeste e nas regiões de expansão, as rentabilidades foram, respectivamente, 15% e 8% inferiores aos gastos com a atividade, diante dos baixos preços recebidos pela tonelada do produto nas safras anteriores ao período 2010/2011.

O levantamento traz, ainda, os custos de produção do açúcar e do etanol da última safra.
Legislação do setor

Outro tema tratado na reunião da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA foi a reforma da Lei 4.870/65, que trata da legislação que regula o setor sucroalcooleiro.

Um dos pontos defendidos pelos fornecedores foi a revogação do artigo 36 da lei.

Este dispositivo prevê a destinação de 1% do valor da tonelada da cana como contribuição para serviços de assistências médica, hospitalar, farmacêutica e social aos trabalhadores. Contudo, argumenta Carneiro Leão, este artigo tornou-se desnecessário em razão dos benefícios aos trabalhadores previstos na legislação trabalhista, além da contribuição paga ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

“Há uma duplicidade de cobrança e tanto os fornecedores quanto as indústrias estão sendo prejudicados”, afirmou.

Outro ponto defendido foi a manutenção do artigo 64 da lei, que trata da legitimidade das entidades que representam o segmento dos fornecedores de cana.

(Assessoria de Comunicação CNA / www.canaldoprodutor.com.br)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete