21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Criança que dorme e acorda mais cedo é mais ativa

2011-10-01 09:48:00

Problemas de sono entre as crianças não são raros: estima-se que estejam presentes de 25 a 40% das crianças com idades entre 1 e 5 anos. As queixas mais comuns são a resistência em ir para a cama, dificuldade em induzir o sono e frequentes despertares noturnos, ou seja, problemas na quantidade, qualidade e no horário em que se dorme. Muitas vezes essas dificuldades podem ser decorrentes de maus hábitos de sono, e a educação dos pais é a estratégia central de prevenção e tratamento.

Um estudo australiano publicado na revista “Sleep” revelou que jovens e crianças que dormem mais cedo – e por isso também acordam mais cedo – são mais magros e mais ativos do que outros jovens com hábitos de atividades mais noturnas, apesar de a quantidade de horas dormidas ser a mesma.

Para realizar o estudo, registrou-se a hora de dormir e a hora de acordar de 2.200 participantes com idades entre 9 e 16 anos, comparou o peso deles, e como aproveitam o tempo livre durante quatro dias. O grupo que vai para a cama mais tarde e também acorda mais tarde mostrou ter 1,5 vezes mais risco de se tornar obeso do que aquele que dorme mais cedo e acorda ao raiar do dia. Os notívagos mostraram quase duas vezes mais propensão ao sedentarismo e 2,9 vezes mais tendência a sentarem em frente à tevê, ao computador ou a jogar videogame por mais tempo do que o recomendado por especialistas.

“Os cientistas já descobriram que as crianças que dormem pouco tendem a ter sobrepeso ou serem obesas. Nosso estudo sugere que a hora de dormir também é muito relevante”, disse a médica Carol Maher, PhD e pós-doutoranda na Universidade do Sul da Austrália e uma das autoras do estudo.

Ela explica que as crianças com hábitos mais diurnos apreciam mais as atividades físicas do que as com hábitos mais noturnos, que priorizam assistir à televisão ou preferem as atividades sociais. A médica garante que o resultado do estudo pode servir como alerta:

“É sabido que os padrões de sono dos adolescentes são bem diferentes dos das crianças e dos adultos. O que nosso estudo prova é que esses padrões podem ter relação com hábitos de vida pouco saudáveis”.

Horários
Recomenda-se que crianças entre 1 e 3 anos de idade devem ter entre 12 e 14 horas de sono por dia, 11 e 12 horas para os pré-escolares de 3 a 5 anos e 10 a 11 horas para as crianças escolares de 6 a 12 anos. Dormir mal nessas fases precoces da vida pode ter forte influência sobre o comportamento e desenvolvimento intelectual e pode até mesmo aumentar o risco de acidentes nas brincadeiras. Há evidências também de que as relações familiares e o equilíbrio psíquico da mãe são afetados quando a criança não dorme bem.


 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete