26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Conselho libera de recursos para exames em rebanhos de MS

2007-05-12 11:38:00

  Criada inicialmente para indenizar pecuaristas que tiveram a criação atingida por doenças, como a aftosa, a Reserva Estratégica para Saúde Animal de Mato Grosso do Sul (REDSA/MS) – antigo Fesa/MS (Fundo Emergencial para Defesa Animal do MS) – será utilizada para compra emergencial de sorologia para o rebanho no Estado.

Na reunião do Conselho Deliberativo do REDSA, realizada no último dia 9, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), ficou decidida a utilização de parte da Reserva para a aquisição de materiais a serem utilizados pelo IAGRO no inquérito epidemiológico solicitado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Mato Grosso do Sul foi alertado no mês de abril pelo Ministério sobre a necessidade de realizar exames com o rebanho bovino e bbalino. Ao todo, serão destinados, aproximadamente, R$ 116 mil para a compra de materiais.

Além de Eldorado, Japorã e Mundo Novo – os municípios que foram interditados devido os casos de aftosa – será colhido material biológico de 70 mil animais até agosto deste ano, em quase 1.200 propriedades rurais de todo o Estado.

Os recursos do REDSA/MS são administrados pela Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (FUNAR), entidade ligada à Casa Rural, que inclui a FAMASUL e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso do Sul (SENAR-AR/MS). Fazem parte do Conselho Ademar Silva Júnior (presidente), Maria Anita Medeiros (secretária), e os conselheiros Ilda Neves Botene, Ivo Cescon Scarelli e Heitor Walter de Lima.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete