17 C
Amambai
terça-feira, 9 de junho de 2026

Mapa repassa R$ 16 bi à saúde animal em MS

2011-08-05 08:28:00

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, assinou convênio de defesa sanitária animal com o Estado de Mato Grosso do Sul. O acordo foi firmado na presença do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e do governador André Puccinelli (PMDB).

"As ações em Mato Grosso do Sul são referência em relação aos controles realizados pelo Ministério. Queremos reforçar essa estrutura e ampliar alguns pontos. O sistema de defesa inclui várias metas e precisamos somar esforços para fazer um combate forte à clandestinidade", diz Jardim.

O objetivo do convênio é estruturar e manter o Suasa ( Sistema Unificado de Atenção à Saúde Agropecuária) para controle, erradicação e prevenção das doenças dos animais.

Serão combatidas enfermidades como febre aftosa, peste suína clássica, vaca louca, brucelose e tuberculose, influenza aviária e raiva dos herbívoros, entre outras.

Já foram assinados convênios semelhantes com os estados da Bahia, Mato Grosso e Minas Gerais. Os acordos são plurianuais, com duração de cinco anos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de junho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete