17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Agropecuária cresce mais na geração de empregos

2011-07-26 16:15:00

Em todo o País, a agropecuária foi o terceiro setor que mais gerou empregos no primeiro semestre deste ano. Foram 235,3 mil novas vagas no período, cerca de um sexto do total gerado no Brasil: 1,4 milhões

O setor ficou atrás apenas de serviços e da indústria de transformação. Segundo a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), em termos de crescimento em comparação a 2010, a agropecuária registrou variação de 15,81%, a maior taxa entre os setores da economia.

Segundo melhor saldo – Segundo a economista da Faep, Tânia Moreira, o índice da agropecuária é o segundo melhor saldo do semestre nos últimos nove anos, sendo superado apenas por 2007, quando foram criadas 238,4 mil vagas. O levantamento aponta que no setor tiveram destaque as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, que somam mais de 230 mil vagas. Tânia esclarece que esse destaque é consequência da concetração do período da safra de determinadas culturas, como a cana-de-açúcar em São Paulo e o café em Minas Gerais.

Renda – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atribui a geração estimada de 3 milhões de vagas de emprego até o final do ano à expansão da economia brasileira e à maior renda do trabalhador. Os salários médios apresentam crescimento real de 3,04% em relação ao ano passado, passando de R$ 874,14 para R$ 900,70 em 2011.

Paraná – ''No Paraná, o número de empregos na agropecuária apresenta recuperação'', afirma Tânia. Ela explica que após 2008, marcado pela crise econômica mundial, o número de vagas no setor é menor do que a metade da média dos anos anteriores. Ao longo de 2010 e 2011, o saldo de empregos na agropecuária paranaense vem crescendo lentamente, ainda sem alcançar o patamar anterior à crise. O total de vagas criadas no Estado, 98,8 mil, corresponde a 40% do total da região Sul e 7% do Brasil. Desse total de vagas geradas entre janeiro e junho deste ano, 5.461 ou 5% foram do setor agropecuário, que registrou o segundo maior crescimento do semestre (5,15%). O setor ficou atrás apenas da construção civil, que teve aumento de 9,24%.

Junho – A economista da Faep revela que no mês de junho foram criadas 52 vagas de emprego na agropecuária paranaense, contra 1,3 mil vagas no mês de maio. Segundo ela, o resultado de março a maio registrou o maior número de vagas do semestre em consequência da colheita das culturas de cana-de-açúcar e café. Nessas atividades houve antecipação de admissões, tendo em vista que o período de maior concentração da colheita é de maio a julho. ''A variação entre os meses é comum e ocorre em decorrência da concentração para colheita de determinadas culturas'', argumenta.

M áquinas agrícolas – Em contrapartida, as vendas de máquinas agrícolas crescem no Paraná. A economista esclarece que esse cenário é resultado do maior custo da mão de obra somado à recuperação da rentabilidade financeira em 2011. Segundo ela, diante dessa situação muitos agricultores optam por incrementar o maquinário da propriedade. ''O Paraná é destaque na mecanização das lavouras, com uso maior de tecnologia em comparação a estados como Maranhão e Pará'', revela.

Estável – Tânia avalia que, considerando a soma de todas as atividades, o saldo de vagas de emprego no Paraná é estável, não ultrapassando o saldo alcançado em 2008, mas similar ao de 2010. ''Com melhores preços no primeiro semestre de 2011, o emprego também registrou maior saldo que nos últimos três anos'', conclui Tânia. Depois de 2008, o resultado de 2011 é o melhor para o semestre na agropecuária paranaense.


 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete