27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Naviraí sedia o seminário de fruticultura dia 21

2011-07-18 23:01:00

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), através da Agência de Naviraí realiza no dia 21 de julho (a partir de 8h) o 1º Seminário de Fruticultura da região do Cone Sul, nas dependências da Câmara Municipal.

O evento faz parte das ações previstas no Programa de Fruticultura Cone Sul 2011, que visa à diversificação das atividades nas pequenas propriedades rurais, buscando uma fonte de renda alternativa à produção leiteira.

A missão do programa é organizar o sistema produtivo de frutas na região Cone Sul do Estado, fornecendo ao consumidor final um produto de ótima qualidade física, química e sensorial.

O programa fomenta a produção de abacaxi, banana, melancia, mamão e maracujá. Hoje, já existem implantadas 38 há de frutas em Itaquiraí (abacaxi, banana, maracujá e melancia); 5 hectares de melancia em Tacuru; 6 hectares em  Japorã (abacaxi e melancia); 400 hectares de melancia em Eldorado; três hectares de acerola em Mundo Novo; 10 hectares em Naviraí (abacaxi e mamão); Iguatemi e Sete Quedas ainda estão em fase de implantação.

O objetivo principal do seminário é levar conhecimento aos produtores rurais e fazer com que eles reflitam sobre a atual exploração de suas atividades rurais e que conheçam de uma forma mais aprofundada as vantagens da diversificação de renda na propriedade através da fruticultura.

O público alvo do evento é de 300 agricultores familiares da região do Cone Sul, envolvendo os municípios de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi, Tacuru e Sete Quedas.

Nas palestras deverão ser abordados os assuntos referentes à cultura do abacaxi, do mamão e da banana. Os palestrantes convidados são Luis Patrão (empresário no ramo da fruticultura e produtor – no Estado do Paraná, que abordará sobre a cultura do abacaxi), Geraldo Antônio Ferreguetti (engenheiro agrônomo e empresário – do Estado do Espírito Santo, que abordará sobre a cultura do mamão); Ênio Luiz da Silva (técnico em agropecuária e administrador – do Estado do Mato Grosso do Sul, que abordará sobre a cultura da banana).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete