21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Canavial forrado com palha da cana polui menos

2011-07-18 10:15:00

Em pesquisa de Jaboticabal, sobras da colheita evitaram emissão de gás carbono
O solo coberto de palha de cana-de-açúcar libera 20% menos gás carbônico na atmosfera, concluíram cientistas da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus Jaboticabal. A explicação é que sem a proteção natural o estoque de carbono da terra se dissipa com mais facilidade. No estudo, a diferença na emissão de dióxido de carbono (CO2) entre o terreno coberto pelos detritos e aquele desprotegido foi de 400 quilos de carbono, ou 1,5 mil quilos de gás carbônico. A equipe foi liderada pelo físico Newton La Scala Júnior.

Uma pesquisa anterior realizada pelo mesmo grupo de pesquisadores calculou toda a emissão de gás carbônico de um sistema de cultivo sucroalcooleiro – são 3 mil quilos de CO2 equivalente por hectare. Eles levaram em conta o uso de óleo diesel nos tratores, fertilizantes sintéticos e outros insumos. Com a retirada da palha, haveria esse acréscimo de 1,5 mil quilos, fazendo do solo o maior emissor isolado do sistema.

Para o pesquisador, isso é um alerta para a indústria canavieira, que já desenvolve projetos para o uso da palha da cana na produção de plásticos, energia elétrica a partir da queima da biomassa e até uma modalidade de álcool, o chamado etanol de segunda geração. “Não só do ponto de vista ambiental é mais vantajoso deixar a palha sobre o solo. Ao liberar gás carbônico, o solo fica mais pobre em nutrientes”, explica o pesquisador. “Isso significa que a manutenção da palha após a colheita fará o produtor economizar no uso de fertilizantes.”

Realizada de 2008 a 2010, a pesquisa é intitulada Impact of managemente practices on soil CO2 emissions in sugarcane production areas, southern Brazil ou Impactos das práticas de manejo nas emissões de CO2 do solo em áreas de produção de cana-de-açúcar no Sudeste do Brasil. O projeto teve financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

"Sabidamente, as áreas com cana crua, onde a colheita foi mecanizada, ou seja, não utilizou a queima, são menos poluidoras do ar”, diz La Scala. “Mas nossa pesquisa mostra que, mesmo no sistema menos contaminante, a simples retirada da cobertura do solo já causa emissões de CO2 significativas.”

O pesquisador ressalta ainda que esse nível de poluição é o mesmo provocado quando a terra é preparada para um novo plantio. Na cultura da cana-de-açúcar, entretanto, esse trabalho só é realizado a cada cinco anos. “Para a atmosfera, é como se tivéssemos um preparo de solo anual.”

Método – A investigação comparou três cenários: terreno coberto com uma espessa camada de palha de cana-de-açúcar, exatamente como fica o chão após a colheita mecanizada; solo com apenas parte dessa palha; e lavoura sem nenhuma proteção no solo após a colheita. Para fazer as medições, o cientista espalhou pelos locais suportes de PVC com uma câmara acoplada, uma espécie de tubo que é posicionada sobre o solo.

Dentro dela, um sistema com infravermelho capta o fluxo gasoso.

Conforme explica o pesquisador, ao abafar o solo a palha impede que a temperatura da terra se eleve demais. Isso permite que a terra acumule maior índice de umidade e tenha uma atividade microbiana menos intensa. Essa diminuição da atividade das bactérias na terra é que faz com que seja emitido menos gás carbônico.

“Nós já tínhamos uma ideia de que essa emissão seria maior no solo sem a palha de cana, mas não sabíamos que a discrepância seria tão grande”, diz. A diferença entre a manutenção de 100% da palha e de apenas parte dela não foi significativa, mas com menos proteção o terreno poderia ficar totalmente descoberto mais rapidamente.

A próxima etapa de estudos deve investigar outros aspectos da manutenção da palha no solo. Os cientistas querem saber, por exemplo, se a cana molhada nas épocas de chuva pode fazer com que o solo emita uma quantidade maior de gás metano, outro “vilão” do aquecimento global. “O que fica claro é que, se quisermos realmente chegar a sistemas agrícolas de pouco impacto ambiental, o manejo da terra precisa ser planejado mais cuidadosamente”, alerta o pesquisador.


 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete