20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Exportações de alimentos crescerão nos próximos anos

2011-06-15 15:48:00

Soja, açúcar, carnes de frango e bovina terão incremento nas vendas externas e no mercado interno. Algodão em pluma deve registrar maior taxa de crescimento.

A agricultura empresarial terá cada vez mais destaque nas exportações brasileiras.

Projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em estudo elaborado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apontam a tendência de crescimento do volume exportado dos principais produtos agropecuários nacionais.

O estudo revela que soja (grão), açúcar, café e milho terão acentuado aumento do volume exportado até 2021.

Entre as carnes, a de frango e a bovina serão os destaques. “Há uma tendência de maior consumo e procura por esses produtos no mercado global, até por conta da incorporação de grandes faixas da população em países asiáticos”, aponta José Garcia Gasques, coordenador do estudo “Brasil – Projeções do Agronegócio 2010/2011 a 2020/2021”.

Ele indica o algodão em pluma como um dos grandes destaques do conjunto de produtos analisados.

O produto deve ter crescimento de 68% nas exportações brasileiras até o início da próxima década. As vendas devem superar 800 mil toneladas, em comparação com 500 mil toneladas registradas em 2010.

“Mesmo com a maior variação nas exportações e na produção, a área cultivada de algodão em pluma recuará de 910 mil hectares para 890 mil hectares”, aponta Gasques.

O relatório estima que a exportação de soja grão suba para 40,7 milhões de toneladas em dez anos, com ampliação de 2% ao ano da área de cultivo.

Esse grão também terá forte participação no comércio mundial, com 33% do produto vendido no mercado externo.

Segundo Gasques, apesar disso, o consumo interno da soja grão vai pular de 38 milhões de toneladas, registradas no ano passado, para 46 milhões de toneladas em uma década.

Depois da soja grão, o açúcar se sobressai na quantidade exportada, com volume de 41 milhões de toneladas a serem embarcadas para fora do país.

Em 2010, as vendas ao mercado externo chegaram a 28 milhões de toneladas, enquanto 12 milhões de toneladas de açúcar foram consumidas no mercado interno.

A projeção estimada é que, em dez anos, o volume de açúcar a ser consumido pelo brasileiro deve chegar a 14 milhões de toneladas.

Segundo a Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, responsável pelo estudo, a carne de frango deve ser um dos destaques nas exportações brasileiras na próxima década.

Os embarques do produto devem crescer 33,7% em 2021. Os brasileiros também passarão a consumir mais carne de frango.

Pelo menos 11 milhões de toneladas do produto serão destinadas ao mercado interno. Atualmente, 8 milhões de toneladas de carne de frango são destinadas ao mercado interno.

Mesmo com estimativa de embarque de 2,3 milhões de toneladas de carne bovina para o mercado externo – crescimento de 29,42 das exportações em 2010 –, o produto terá forte aumento de oferta no mercado interno.

Aos 7 milhões de toneladas de carne destinadas ao público brasileiro em 2010, serão acrescidos mais 2 milhões de toneladas em 2021.

“Isso significa que a oferta crescerá proporcionalmente”, estima José Garcia Gasques.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete