26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Pecuaristas têm até hoje para vacinar o rebanho contra aftosa

2011-06-15 02:20:00

Vilson Nascimento

Os pecuaristas de Mato Grosso do Sul, especialmente do Cone Sul do Estado, tem até hoje, dia 15 de junho, próxima quarta-feira, para vacinar o rebanho contra a febre aftosa. O prazo inicial se inspiraria dia 31 do mês passado (maio), mas acabou prorrogado.

Com o alongamento do prazo, que também abrange os municípios que integram a ZAV (Zona de Alta Vigilância), que tem território em uma faixa de 15 quilômetros da fronteira entre Brasil e Paraguai, também foi prorrogado o prazo para o pecuarista registrar a vacinação do rebanho junto ao Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), que se inspiraria no dia 15 de junho agora passou para o dia 30 deste mês.

Segundo a Iagro, a multa para quem não vacinar o rebanho dentro do prazo é de três Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul) por cabeça. Hoje cada Uferms gira em torno de R$ 15 reais.

De acordo com a Iagro, o produtor rural que comprar a vacina, porém não registrar a vacinação dentro do prazo estipulado também é punido com multa, neste caso, o valor é de meia Uferms para cada animal.

Controle Rigoroso

A vacinação do rebanho bovino, que segundo a Iagro deve acontecer de “mamando a caducando”, ou seja, desde bezerros recém nascidos a gado criado, é rigorosamente controlado.

Segundo o diretor regional da Iagro, com sede em Amambai, o médico veterinário Carlos Piva, por meios eletrônicos a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal controla a vacinação, rastreando desde a compra da vacina na loja até a aplicação nos animais.

“Quando o produtor compra a vacina, automaticamente a compra é lançada no sistema pelo vendedor e duas vezes por dia recebemos esses dados atualizados”, informou Carlos Piva ao ressaltar que esgotado o prazo para a venda da vacina, que no caso deste ano vai se expirar às 23h59 do dia 15 de junho, o produtor que deixou de fazer a aquisição é notificado em seguida a comparecer em um escritório da Iagro para regularizar sua situação.

“Temos total controle sobre as propriedades e por meio do sistema eletrônico, detectamos de imediato o produtor que deixou de adquirir a vacina”, disse Piva ao informar que depois de vencido o prazo de vacinação, automaticamente as lojas de veterinárias deixam de vender a vacina, por conta do sistema, que é bloqueado.

Vacinas vindas de fora

Muitos pecuaristas que tem propriedades em municípios do Cone Sul do Estado, são de outros estados como Paraná e São Paulo e acabam trazendo a vacina de seus estados de origem.

Segundo Carlos Piva, que é responsável pelas unidades da Iagro de Amambai, Laguna Carapã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru, essa prática é comum e permitida, porém, diferentemente das vacinas compradas no Estado, esse material não é lançado no sistema.

“Nesse caso o produtor tem que procurar um posto da Iagro com a vacina e a nota de compra do estado onde foi adquirida. A vacina é submetida a uma inspeção e só depois disso é lançada no sistema e liberada para ser aplicada no rebanho”, informou o diretor regional.

Vacinação no Cone Sul

Pelos dados parciais da Iagro, a vacinação do rebanho da região Cone Sul de Mato Grosso do Sul está bastante avançada.

Em boa parte dos municípios a Agência já consegue levantar que a vacinação já atingiu 100% de eficácia, inclusive dentro da Zona de Alta Vigilância aonde até o ano passado (2010) a vacinação era feira pela própria Iagro e com vacina custeada pelo Estado e neste ano voltou a ser realizada pelo produtor rural.

Na área de abrangência da Regional da Iagro de Amambai, que tem um rebanho aproximado de 716 mil cabeças, 362 mil só em Amambai, a vacinação já foi quase que totalmente concluída.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete