23.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Geada e seca preocupam produtores

2011-06-01 18:35:00

 

A ÁREA PLANTADA EM DOURADOS CHEGA A 80 MIL HECTARES
Marli Lange

A chegada de geadas previstas para este inverno já está preocupando os produtores que ficaram fora do zoneamento agrícola para as lavouras de milho 2ª safra em Dourados. Além do zoneamento, a estiagem também é outra preocupação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 80 mil hectares do milho 2ª safra plantado em Dourados, 50 mil foram semeados até dia 20 de março, último prazo dado pelo zoneamento. Esses produtores que plantaram no prazo vão poder aproveitar o seguro rural, em caso de perdas por questões climáticas. Já, os 30 mil hectares restantes ficaram fora e, ainda, descobertos pelo seguro.

Segundo o presidente da Associação dos Engenheiros Agronômos (Aeagran), Bruno Tomazini, no mês de abril ainda existia produtores semeando a safra do milho, isso significa que na época da formação de grãos, essas lavoura poderão enfrentar geadas ou uma possível seca, fazendo com que a produção seja prejudicada, com baixos rendimentos ou perdas. “Se houver geada enquanto os grãos estiverem na fase desenvolvimento, os produtores podem ter grandes prejuízos”, acrescentou Tomazini, lembrando que também a seca poderá atingir essas lavouras na fase florescimento.

O engenheiro agrônomo lembra que esse atraso no plantio do milho 2ª safra foi provocado pelo excesso de chuva nos três primeiros meses deste ano. O aguaceiro fez com que grande parte dos produtores atrasasse a colheita da soja, para que abrisse espaço para o plantio do milho.

A previsão dos institutos de Meteorologia de que poderá ocorrer geadas nos próximos dois meses deixa os produtores mais preocupados. Por causa dos atraso na colheita da soja a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), já prevê que o Estado deverá produzir este ano 300 quilos de milho a menos em relação ao ano anterior, por hectare plantado. Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de milho safrinha do País, só atrás do Mato Grosso e Paraná.

PREVISÃO
Neste outono e o inverno, o predomínio é de tempo seco na Região Centro-Oeste. As frentes frias que conseguem avançar sobre a região, normalmente trazem pouca chuva, mas se vierem acompanhadas de fortes massas de ar polar, provocarão acentuada queda de temperatura.

Desde a semana passada vêm ocorrendo as primeiras ondas de frio significativas deste ano, mas que ainda não foram suficientes para provocar geada no Centro-Oeste. No entanto, ao longo deste outono e inverno, outras ondas de frio são esperadas e devem ser mais intensas. Nesta semana o predomínio será de sol e temperaturas elevadas no Centro-oeste. Somente em áreas do sul e do oeste de Mato Grosso de Sul há condições para pancadas de chuva, devido à passagem de uma frente fria, mas que devem acumular baixos volumes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete