21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Semana de Alimentos Orgânicos no MS terá palestras

2011-05-28 13:35:00

Com a finalidade de valorizar a produção e o consumo de alimentos orgânicos no Estado, será realizada a partir de segunda-feira, dia 30 de maio, a 7ª Semana de Alimentos Orgânicos no Mato Grosso do Sul

Os eventos acontecem até dia 4 de junho e incluem palestras, mostra de soluções sustentáveis e exibição de vídeo para crianças em várias cidades.

A semana é uma promoção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Comissão de Produção Orgânica em Mato Grosso do Sul. Também são realizadores a Embrapa Pantanal e o Sebrae-MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A abertura será no dia 30, às 9h, com um café da manhã orgânico no auditório do Sebrae em Campo Grande. Às 10h começa o ciclo de palestras sobre o tema. Os primeiros a falar serão Leonardo Barros, presidente da ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica), Michael Becker, da WWF-Brasil, e Fábio Ramos, da Agrossuise.

Logo depois do almoço, às 14h30, o ciclo continua com a palestra “Pantanal e oportunidades de negócios sustentáveis no MS”, com a participação do Sebrae/MS, do Planeta Orgânico, com Maria Beatriz Costa, e Abrange (Associação Brasileira dos Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados), com Ricardo Souza.

Às 15h30 começa a mesa redonda Turismo Rural, com exposições sobre pousadas locais, o projeto Trem do Pantanal e Talentos do Brasil Rural, que será apresentado por Patrícia Mendes, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O ciclo termina às 17h.

No primeiro dia de atividades, o destaque será para as discussões sobre a recomendação da Fifa (Federação Internacional de Futebol), de que alimentos orgânicos sejam servidos durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

No dia 31, às 18h, será aberta em Campo Grande a 3ª Mostra de Soluções Sustentáveis, com a participação de mais de 60 expositores e realização de 25 oficinas. A mostra vai até dia 2 e acontece no Golden Class.

No dia 3 de junho, às 13h30, acontece um dos eventos especiais da semana, também em Campo Grande. Será realizado o workshop “Produção de arroz orgânico em MS: perspectivas socioambientais e econômicas – Proposta de arroz orgânico Amigos do Pantanal ou Amigos do rio Miranda”.

Este workshop terá palestra do agrônomo Gilson Gonçalves Teixeira, responsável técnico do grupo de produtores do arroz orgânico Amigos do Taim, uma área úmida como o Pantanal localizada em Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul.

REGIÃO

Na região de Corumbá e Ladário, a programação da 7ª Semana de Alimentos Orgânicos inclui palestras que serão realizadas diariamente em diversas escolas da rede municipal, assentamentos e centros culturais, destinadas a estudantes, professores e agricultores. Uma escola municipal de Piraputanga/Aquidauana, também aderiu à programação. Um vídeo sobre produtos orgânicos para crianças será exibido em várias oportunidades.

Essas atividades foram organizadas pela Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Ataac (Associação dos Técnicos em Agropecuária dos Assentamentos de Corumbá), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus do Pantanal, Prefeitura de Corumbá, Fundação O Boticário e escola municipal Antônio Santos Ribeiro – Projovem Campo Saberes da Terra (Piraputanga/Aquidauana).


 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete