32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

OIE homologa MS como livre de aftosa

2011-05-27 10:29:00

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, anunciou ontem ao deputado federal Marçal Filho (PMDB) que o Mato Grosso do Sul está oficialmente livre de febre aftosa com vacinação. Marçal participa da delegação brasileira enviada à França para participar 79ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização de Saúde Animal. Além de Marçal e dos representantes do Governo Brasileiro no evento, a delegação contou com apenas mais um parlamentar, o Deputado Cleber Verde do PRB do Maranhão. A Assembléia teve participação de mais de 160 países, entre os presentes estiveram Ministros de Estado de várias nações de todo o mundo, além do Presidente do Paraguai, Fernando Lugo. “Minha presença na Assembleia Geral foi importante para que o anúncio feito pela própria Organização Mundial de Saúde Animal, em outubro do ano passado, fosse confirmado oficialmente com a publicação da Resolução número 14, nesta sexta-feira”, argumenta Marçal Filho.

Apesar do reconhecimento de área livre de febre aftosa com vacinação ter ocorrido no ano passado, as portas dos mercados internos para a carne sul-mato-grossense só começarão a se abrir com a tomada de medidas determinadas pela OIE como é o caso, agora, da homologação. “Junto com o Mato Grosso do Sul, também foram oficializados como área livre de aftosa com vacinação os Estados da Bahia e do Tocantins”, informou o Deputado. “Foi uma importante conquista para o nosso Estado. Agora o desafio é o reconhecimento de área livre sem vacinação.”, explica.

Coube ao deputado, como único representante de Mato Grosso do Sul na 79ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização de Saúde Animal, entregar ao diretor-geral da OIE, Bernard Vallat, os documentos oficiais e um relatório de quase 50 páginas, todo ilustrado com mapas e gráficos, que o governo do Estado elaborou requerendo que o MS fosse considerado livre de febre aftosa com vacinação.

“Defendi na OIE a tese que o governo de Mato Grosso do Sul adotou todas as medidas necessárias durante a Zona de Alta Vigilância (ZAV) e que o setor produtivo rural também está investindo em sanidade animal para manter a aftosa longe do nosso Estado”, ressaltou Marçal.

O parlamentar destacou o trabalho realizado pelos técnicos de Mato Grosso do Sul, sob o comando da secretária de Estado da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, para mapear todo histórico da febre aftosa, apontar os trabalhos realizados para conter o vírus e relatar os investimentos que o governo fez em políticas de sanidade animal em todas as regiões. “São inegáveis os esforços do governo do Estado, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para livrar o Estado do vírus da febre aftosa. Portanto, nada mais justo que a OIE coroe esses esforços com o reconhecimento de área livre com vacinação”, ressaltou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete