24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Açúcar e etanol são extraídos da beterraba na França

2011-05-23 11:35:00

O Globo Rural deste domingo, dia 22, trará uma reportagem especial sobre o cultivo da beterraba para fabricação de açúcar e etanol na região da Picardie, na França

O programa foi até o país para mostrar que a Europa extrai açúcar da beterraba há muito anos, já que não possui clima para cultivar a cana-de-açúcar. Além disso, de uns anos pra cá, a França tem seguido o exemplo do Brasil e também começou a produzir o etanol. A beterraba é da mesma espécie da que é plantada no Brasil, porém sua cor é branca.

Na primeira parte da matéria, a equipe de reportagem visitará uma propriedade agrícola de 150 hectares, localizada no município de Guise – 86 deles são dedicados à plantação do legume. O repórter Vico Iasi irá contar como é cultivo da beterraba e como os agricultores lidam com as pragas e doenças. Ela é plantada em março e abril e sua colheita ocorre entre os meses de outubro e novembro.

A segunda parte do programa mostrará uma usina de etanol e açúcar localizada na cidade de Origny Sainte-Benoite. A tonelada do açúcar produzida na França tem o custo de R$1,1 mil, exatamente o dobro do produto da cana fabricado no Brasil. O terceiro bloco da reportagem mostrará que uma cooperativa francesa, percebendo que o lucro da cana-de-açúcar é maior, começou a investir no Brasil em 2001 e já tem sete usinas no país. A primeira delas está localizada na cidade de Olímpia, no interior de São Paulo. A produção brasileira de açúcar já representa um terço do faturamento total da cooperativa francesa.

Ainda no programa, será exibida uma matéria sobre a crise dos arrozeiros. O preço de venda do arroz está abaixo do custo da lavoura e os agricultores não estão conseguindo honrar as dívidas que fizeram para realizar o plantio do grão.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete