17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Novo padrão de classificação do milho entrará em vigor em 2012

2011-05-06 10:48:00

Foi aprovado na semana passada, em Brasília/DF, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), o novo padrão de classificação do milho.

Foi aprovado na semana passada, em Brasília/DF, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), o novo padrão de classificação do milho.

Em vigor há 34 anos, o padrão atual do milho está defasado e não atende às necessidades e exigências do mercado. O novo padrão de classificação do produto deve entrar em vigor no dia 1º de julho de 2012, junto com o de trigo. A Portaria será editada logo após análise do Departamento Jurídico do ministério.

Foram definidas várias mudanças, as principais delas se devem ao desmembramento do padrão de qualidade do milho pipoca para o milho comum (na portaria atual-845 e SDR 11 o padrão era único para os dois produtos).

Em termos de tabela de limites de tolerância que enquadra o produto em tipo, houve um grande avanço nas modificações, já que atual portaria de qualidade do produto é do ano de 1976 com uma pequena alteração no ano de 1996, não atendendo mais as exigências do mercado consumidor.

Após discussões e consulta pública sobre o assunto, produtores rurais, cooperativas e indústrias chegaram a um consenso, aprovando o novo padrão oficial.

Segundo o gerente de planejamento da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Cid Sanches, a medida foi bastante comemorada pelos produtores já que o novo padrão atende às reivindicações da classe, principalmente no que diz respeito a grãos ardidos e avariados, que sofrerão alterações de limites.

Houve desdobramento da tabela, onde os grãos quebrados e os grãos carunchados foram estabelecidos separadamente e os outros avariados somados estabelecerão enquadramento em tipo.

Estiveram presentes na reunião para aprovação da nova Portaria, consultores da Aprosoja ligados à Comissão de Gestão da Produção, representantes dos produtores, principalmente dos estados do Paraná e Mato Grosso (já que esses representam mais de 80% da produção nacional), Indústria de beneficiamento de alimentos, exportadores, Cooperativas e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).([email protected])

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete