21.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

MS deve vacinar todo rebanho contra febre aftosa na etapa de maio

2011-05-04 10:15:00

A vacinação do rebanho de bovinos e bubalinos contra febre aftosa vai abranger de “mamando a caducando” na etapa de maio em Mato Grosso do Sul.

No Planalto e na Zona de Alta Vigilância (ZAV) a imunização acontece de 2 a 31 de maio.

Já no Pantanal – para as propriedades optantes por esta etapa – a vacinação acontece de 2 de maio a 15 de junho.

O prazo para declaração no Planalto, ZAV e Pantanal vai até 15 junho. Agora, além de declarar a vacinação, o produtor vai também declarar o estoque efetivo do rebanho.

Trabalhando por uma pecuária moderna e em desenvolvimento, o ajuste do rebanho bovino e bubalino vai unificar e atualizar as informações da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), possibilitando a criação de um único cadastro com todos os dados das propriedades rurais.

É uma grande conquista para classe, que com a declaração efetiva do rebanho, vem unificar e modernizar o banco de dados do Estado, gerando maior credibilidade para o setor ruralista.

Para as propriedades pantaneiras optantes pela etapa de novembro, a vacinação de todo o rebanho e declaração do estoque acontece a partir de 1º de novembro de 2011.

Este procedimento vai substituir a Declaração Anual do Produtor (DAP) no que diz respeito a bovino e bubalino. Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado do País a implantar o modelo.

Atenção pecuarista
Todo o procedimento de declaração da vacina e do estoque efetivo do rebanho será feito através do site da Secretaria de Fazenda do Estado – www.sefaz.ms.gov.br.

Em todo Estado, os escritórios da Iagro, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e dos Sindicatos Rurais estarão orientando e esclarecendo as dúvidas dos produtores. Para outras informações um “Disque Ajuda” estará à disposição pelo telefone (67) 3318-3600.

Cartilha do produtor
Visando esclarecer possíveis dúvidas, o governo do Estado irá distribuir, já na próxima semana, cartilhas de orientação ao produtor.

No material será disponibilizado o “Calendário de vacinação contra febre aftosa 2011” e também o “passo-a-passo” para realizar a declaração da vacinação e do estoque do rebanho.

O material estará à disposição nos escritórios da Iagro, Agraer, Sindicatos Rurais e revendas de vacinas contra febre aftosa – credenciadas pela Iagro. Confira a seguir um breve resumo.

Calendário de vacinação contra febre aftosa MS 2011
Maio Planalto
2 a 31 de maio – Vacinação cheia – Mamando a caducando (todo estoque).

Zona de alta vigilância (ZAV)
(2) a 31/05/2011 – Vacinação cheia – Mamando a caducando (todo estoque). Em assentamentos, aldeias e pequenas propriedades nas periferias das cidades a vacinação será realizada com "agulha oficial" (Iagro).

Pantanal
2/5/2011 a 15/6/2011 – Vacinação cheia – Mamando a caducando (todo estoque) para os optantes por esta etapa. Nas propriedades optantes pela etapa de novembro, a vacinação de todo o rebanho e declaração acontece a partir de 1º de novembro de 2011.

Outubro
Zona de alta vigilância (ZAV)
1º/10/2011 a 31/10/2011 – Vacinação cheia – Mamando a caducando (todo estoque). Em assentamentos, aldeias e pequenas propriedades nas periferias das cidades a vacinação será realizada com "agulha oficial" (Iagro).

Novembro
Planalto 1º a 30/11/2011 – Vacinação cheia – Mamando a caducando (todo estoque).

Pantanal 1º/11/2011 A 15/12/2011 – Vacinação cheia – Mamando a caducando (todo estoque) para os optantes por esta etapa.

Observações
Na região do Planalto, após o término do período de vacinação, o pecuarista tem 15 dias para declaração.

Na região do Pantanal, o prazo para declaração dos optantes da etapa de maio será até o dia 15/06/2011.

Passo a passo
Como o produtor deve proceder para realizar a declaração da vacinação e do estoque efetivo do rebanho

(1). O produtor deve se deslocar a uma revenda credenciada pela Iagro para compra da vacina contra febre aftosa.

Cuidados na compra:
Para cada estabelecimento rural o produtor deve ter preenchida uma CT-13;

Para cada espécie a ser vacinada-declarada (bovino/bubalino) o produtor deve ter preenchida uma CT-13;

(2). Após executar a vacinação em todo rebanho o produtor deve acessar o site da Secretaria de Fazenda – www.sefaz.ms.gov.br – para registrar a vacinação do rebanho e realizar a declaração do estoque.

Após preencher o formulário de declaração do estoque o produtor deve imprimir, assinar e reconhecer firma. Em caso de dúvidas na hora do preenchimento um "Disque Ajuda" estará à disposição pelo telefone (67) 3318-3600 (horário comercial).

(3). O formulário de declaração do estoque devidamente assinado e reconhecido firma deve ser protocolado na Agencia Fazendária (Agenfa), devendo o produtor receber uma guia de registro.

(4). Os documentos protocolados serão microfilmados/digitalizados.

(4). Os documentos protocolados serão microfilmados/digitalizados.

(5). Atenção: Após o período concedido à entrega das declarações, a Iagro vai realizar o registro de movimentação de animais bovinos e bubalinos na ficha sanitária ou emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) somente para o produtor rural que tenha entregue o documento, exceto quando se tratar de animais gordos para abate.

(6). O produtor deverá informar sempre que necessário – através de protocolo e documentos comprobatórios – as mortes e os nascimentos de animais, as entradas de animais provindos de outras unidades da Federação entre outras ocorrências que implicarem na alteração quantitativa dos rebanhos, exceto as entradas e saídas de animais acobertadas por guias emitidas regularmente nas unidades locais da Iagro.

Outras informações pelos telefones (67) 3901-2717/3318-3600
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete