22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Agricultores familiares já podem financiar lavouras de mandioca

2011-04-17 07:01:00

Produtores de mandioca já podem utilizar o crédito agrícola e os benefícios do Proagro para o financiamento das lavouras. As variedades exploradas em Mato Grosso do Sul já foram incluídas no Cadastro de Cultivar Local, Tradicional ou Crioula da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, condição exigida para a inclusão nos programas de crédito.

A cultura da mandioca é de grande importância social e econômica para Mato Grosso do Sul, gerando emprego e renda para agricultores familiares. Hoje são mais de 26 mil hectares (dados do IBGE/levantamento sistemático de produção agrícola de dezembro de 2010) plantados em todo o Estado. A cultura utiliza muito o crédito rural Pronaf para financiamentos das lavouras e um dos maiores entraves existentes era a falta de registro das cultivares exploradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC).

O problema veio à tona através de um relato do Prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, durante uma plenária do Conselho Estadual de desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/MS). A responsabilidade de buscar uma solução para reverter a situação ficou a cargo da Embrapa CPAO de Dourados, que de imediato buscou o o registro das variedades exploradas em Mato Grosso do Sul como variedade crioula no Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA), possibilitando assim o enquadramento nos financiamentos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete