30.2 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Embrapa busca mecanismos para cultivo de mandioca em MS

2011-04-16 09:15:00

 Chefe-Geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Domingo Haroldo R.C. Reinhardt, veio à Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), no dia 12 de abril, para conversar com o Chefe-Geral da Unidade, Fernando Mendes Lamas, sobre as estratégias de desenvolvimento do cultivo da mandioca em Mato Grosso do Sul através de geração e transferência de tecnologia.

A cultura da mandioca ocupa cerca de 34 mil hectares de área no estado e constitui-se em atividade de relevante expressão econômica e social, cultivada fundamentalmente por pequenos agricultores e destinada basicamente para a produção de fécula. As indústrias produtoras de fécula estão instaladas na região sul do estado, destacando-se Ivinhema, Nova Andradina, Naviraí, Itaquiraí, Mundo Novo e Tacuru.

“Por ser uma cultura que possui expressão em termos de área, e considerando que é uma atividade importante para o agricultor familiar, nós, da Embrapa, estamos buscando mecanismos para apoiar a cultura. Temos trabalhos de pesquisa desenvolvidos em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura e o objetivo desse encontro é melhorar a nossa participação especialmente na geração e transferência de tecnologia”, diz Lamas.

Para isso, o Chefe-Geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura assumiu o compromisso em fortalecer a equipe de pesquisadores, dedicados ao trabalho de mandioca no centro sul. A intenção é viabilizar a vinda de um pesquisador para trabalhar em tempo integral com mandioca, somando esforços ao trabalho desenvolvido pelo Dr. Marcos Antônio Rangel, que coordena trabalhos de pesquisas na região.

“Conseguimos uma compra maior de veículos no fim de 2010 e passamos uma caminhonete para uso do pesquisador Rangel e dos envolvidos no trabalho de mandioca no centro sul. Vamos perseguir outras formas de melhoria de apoio”, afirma Reinhardt.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete