20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Encontro debate tecnologias para a pecuária de corte

2011-04-14 08:37:00

Com foco na sustentabilidade da produção agropecuária, a 24ª edição do Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte que acontece na próxima segunda-feira (18) irá abordar temas que envolvem a produção e a tecnologia voltada para a carne bovina. O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Campo Grande com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS).

Além da atual situação do mercado da carne, tendências e gerenciamento de risco, confinamento e sustentabilidade na produção agropecuária, assuntos que permeiam as discussões da sucessão familiar também serão debatidos no evento. O presidente da Famasul, Eduardo Riedel, é quem fará a palestra de abertura sobre governança e sucessão familiar.

As discussões em torno da temática da sucessão familiar podem interferir na perspectiva de continuidade dos empreendimentos rurais. Ao longo das gerações, o número de membros da família cresce e o controle da empresa rural que estava concentrado nas mãos de um gestor, passa a ser dividido entre os filhos, e em seguida entre os netos. No momento em que o lucro gerado passa a ser repartido em um número maior de sócios, iniciam os desafios, pois a maior divisão do capital da família entre os membros não significa necessariamente em aumento proporcional do lucro.

A palestra sobre sucessão familiar está programada para ter início às 8h. Em seguida, o agrônomo e diretor da Agência de Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul (ADMS), João Pedro Cuthy Dias, fará palestra sobre a atual situação do mercado da carne. Às 10h15, o médico veterinário Rodrigo Otávio Spengler, falará sobre o planejamento de confinamentos de gado de corte.

No período da tarde, das 14h às 14h30, haverá a palestra “Pecuária Sustentável”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e professor da Universidade de São Paulo (Usp), Claudio Haddad. Logo depois, às 14h45, o presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Ocimar de Camargo Villela, realiza uma palestra sobre sistema de gestão para pecuária de corte. E para encerrar, haverá palestra do especialista em segurança do trabalho, Alberto Ribeiro de Almeida, sobre aspectos e exigências do trabalho no campo. A abertura da 24ª edição do Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte está prevista para às 7h30, na Sede do Sindicato Rural, em Campo Grande.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete