15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Sede do Congresso da Carne 2011, MS responde por 11,3% dos abates de bovinos

2011-04-07 18:35:00

Dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Mato Grosso do Sul respondeu por 11,3% dos abates de bovinos no último trimestre de 2010.

Esse valor coloca o Estado como terceiro no ranking nacional, sendo o Centro-Oeste responsável por 34,7% do total acumulado no ano. Esse é o panorama do anfitrião do Congresso Internacional da Carne, que será realizado nos dias 7, 8 e 9 e junho em Campo Grande/MS e irá discutir rumos para a participação brasileira no mercado mundial de carnes.

A pesquisa do IBGE mostrou ainda que no 4º trimestre de 2010 foram abatidas mais de sete milhões de cabeças bovinas em todo o País, o que representa uma queda de 3% em relação ao trimestre anterior e 3,8% comparando com o mesmo período de 2009. De acordo com o Instituto, o que aconteceu foi que a oferta de animais esteve reduzida nas principais regiões produtoras e houve queda nas exportações. Mesmo assim, o abate de bovinos tem mostrado recuperação crescente desde o período de crise internacional do fim de 2008 ao início de 2009.

De acordo com o presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, após esse período de crise, a pecuária brasileira vem consolidando o ritmo de crescimento com base na demanda crescente por carne no mercado mundial e na expansão do consumo interno.

“A União Européia representa o grupo que importa cortes de maior valor agregado e tivemos diminuição nas exportações para este mercado. Mesmo assim, essas perdas devem ser compensadas pelo crescimento da demanda de países orientais, que compram os cortes de menor preço”, analisa.

A previsão do Fórum para 2011 mostra que o embarque de carne bovina para o exterior deve somar 2 milhões de toneladas, com crescimento de 25% em relação a 2010, quando foram embarcados 1,6 milhão. “O setor da carne tem muitos desafios pela frente, mas temos de estar preparados para fornecer respostas satisfatórias aos novos desafios que podem representar ameaça à competitividade da pecuária brasileira, como a questão ambiental e as barreiras sanitárias”, completa Nogueira.

O Congresso Internacional da Carne é uma realização do International Meat Secretariat (IMS/Opic) em conjunto com a Famasul. O evento tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS (Sebrae), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural – FUNAR , Fórum da Permanente da Pecuária de Corte da CNA e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conta com o patrocínio da Jonh Deere, Marfrig e AllFlex e o apoio do Convention Visitor Bureau.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete