25.4 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

MS reconquista comércio regular de bovinos na ZAV

2011-03-21 21:01:00

O governo do Estado garantiu junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a edição de uma norma que permite a retomada da comercialização regular de bovinos oriundos dos municípios de fronteira que compunham a Zona de Alta Vigilância (ZAV). Uma instrução normativa deve ser publicada nesta terça-feira (22) pelo Ministério.

A medida beneficia diretamente produtores de 13 municípios que ficaram por muito tempo com restrições na venda dos animais, em função das exigências diferenciadas aplicadas à antiga ZAV. Em fevereiro, Mato Grosso do Sul conseguiu da Organização Internacional de Epizootias (OIE) o reconhecimento daquela região como área livre de aftosa com vacinação, igualando o status sanitário ao das demais regiões do Estado. A nova norma do Mapa regulamenta essa condição, facilitando toda a operacionalização, tanto para produtores e compradores, quanto para as instituições de controle sanitário.

“A OIE acatou o pedido, analisou as condições e viu que o trabalho na ZAV foi bem feito e que não havia mais risco. Agora, essa resolução do Ministério iguala a condição daquela região às demais, reconhecidas como área livre com vacinação. Com isso, o produtor pode exportar se houver comprador; pode voltar a comercialização regular, sem a necessidade diferenciada de quarentena, porque são zonas de mesmo status”, explica a diretora-presidente da Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Maria Cristina Carrijo. A regulamentação da comercialização abrange tanto a carne quanto o gado em pé.

Maria Cristina ressalta que a flexibilização não significa redução de cuidados com a sanidade animal nos municípios fronteiriços. “É lógico que é uma região de fronteira e, por isso, os cuidados naturais continuam”, reforça.

A formalização da nova condição da região da antiga ZAV pelo Ministério da Agricultura permitirá à Iagro e a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS) operacionalizarem a nova forma de trabalho na região, se adequando à nova realidade. De acordo com a presidente da Iagro, após a publicação do documento, equipes dos dois órgãos vão se reunir para traçar as diretrizes de trabalho frente a essa condição de benefício proporcionada pela decisão da OIE e agora normatizada pelo Mapa.  Depois dessas definições, deverá ser feito um amplo trabalho de divulgação junto aos produtores, sindicatos rurais e demais organizações da cadeia produtiva. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete