22.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mapa concede prazo maior para o plantio do milho safrinha em MS

2011-03-03 19:31:00

 

 

  • ""
    Pedido de prorrogação do plantio foi feito pelas entidades representativas dos produtores (foto:Anderson Viegas)
  •  

     

    O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) aprovou nesta quinta-feira (3) a ampliação do período de plantio do milho safrinha para 20 de março em 27 municípios sul-mato-grossenses. A medida atende pedido feito na quarta-feira, em Brasília, pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) Eduardo Riedel, e pela secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina, ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Edilson Guimarães.

    Devido ao atraso na colheita da soja pelo excesso de chuva, a Famasul, juntamente com a Aprosoja/MS e OCB/MS, havia solicitado a prorrogação de 20 dias no prazo de plantio recomendado pelo Zoneamento de Risco Climático do MAPA, o qual se encerrou na última segunda-feira em alguns municípios do Estado. No entanto, o Mapa havia concedido anteriormente a extensão do período por 10 dias para o grupo de cultivares 1 (com ciclo de até 120 dias) e para os cultivos no solo tipo 2 (mistos) e tipo 3 (argilosos).

    A nova determinação permite prazo de plantio até dia 20 para os municípios de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru e Vicentina.

    Para os municípios de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jateí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru,  também fica valendo a data de 10 de março como fim do período para plantio do milho, dependendo da variedade cultivada pelo produtor.

    Com a alta incidência de chuvas, a colheita da soja e consequentemente o plantio do milho safrinha estão atrasados em cerca de 15%.  A colheita da soja é estimada em 20% da área plantada, número que historicamente seria de 35%, o que levou a Famasul a buscar a ampliação do prazo para que os produtores possam concluir o plantio da safrinha. “Ficamos satisfeitos porque o ministério se mostrou sensível à dificuldade que os produtores estão encontrando. Estamos em vias de ter uma super safra, mas condições climáticas limitam as operações na lavoura”, considerou Riedel.

    Leia também

    Edição Digital

    Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

    Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

    As Mais Lidas

    Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

    Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

    Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

    Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

    Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

    Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

    Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

    Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

    Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

    Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

    Enquete