21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Produtores devem declarar rebanhos até 15 de junho

2011-02-23 08:20:00

Para o ajustamento das informações prestadas à Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) e à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) os produtores rurais deverão declarar, no período de 1º de maio a 15 de junho de 2011, os estoques efetivos dos animais bovinos e bubalinos existentes em cada um de seus estabelecimentos pecuários.

A declaração deve conter especificações por espécie, sexo e idade (era) de cada rês. As informações servirão para controle fiscal da Sefaz e controle sanitário da Iagro. A legislação que institui o sistema único para armazenamento das informações sobre o rebanho bovino e bubalino de Mato Grosso do Sul foi publicada no dia (17/12) no Diário Oficial (DO) do Estado.

A lei 3 983 assinada pelo governador André Puccinelli faz parte de um conjunto de medidas de apoio e modernização do setor produtivo, que também inclui a criação do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems). A modernização da pecuária inclui a troca do cartão do produtor por um cartão magnético que vai conter todos os dados da propriedade rural.

Com o dispositivo eletrônico o pecuarista poderá emitir a Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA). “Procuramos a melhor tecnologia, que nos desse garantia e segurança para nossos produtores”, explicou o governador André Puccinelli. Para facilitar a contagem dos animais o governo do Estado fixou para o mês de maio de 2011 a data para vacinação de todo o rebanho contra febre aftosa.

Em novembro acontecerá à imunização dos animais de 0 a 24 meses, ao contrário do que ocorre normalmente. Após o período concedido à entrega das declarações, a Iagro vai realizar o registro de movimentação de animais bovinos e bubalinos na ficha sanitária ou emitir a (GTA) somente para o produtor rural que tenha entregado a declaração, exceto quando se tratar de animais gordos para abate.

O produtor deverá informar periodicamente as mortes e os nascimentos de animais; as entradas de animais provindos de outras unidades da Federação e outras ocorrências que implicarem a alteração quantitativa dos rebanhos, exceto as entradas e saídas de animais acobertadas por GTAs emitidas regularmente nas unidades locais da Iagro.

A Declaração de Estoque Efetivo de Bovinos e Bubalinos vai substituir a Declaração Anual do Produtor (DAP), que deverá ser entregue pela última vez em fevereiro de 2011.Mrt

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete