14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Colheita de soja da safra 2010/2011 está atrasada no Paraná

2011-02-19 07:49:00

A colheita de soja alcança 1% no Paraná, quando o normal seriam pelo menos 3% colhidos para o período, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) do estado.

As áreas restantes estão em fase de maturação (26%), frutificação (65%) e floração (9%). As condições de desenvolvimento das lavouras oscilam entre médias (7%), ruins (2%) e boas (91%).

De acordo com a Secretaria de Agricultura do Paraná, não só as chuvas foram determinantes para o atraso na colheita da soja. Houve também um retardamento no plantio do grão no verão, o que obriga a cultura a ficar mais tempo no campo.

Os meses de agosto e setembro do ano passado, período que antecedeu o plantio, tiveram chuva abaixo da média e dessa forma os solos não mantiveram umidade na capacidade de campo necessário para o início dos plantios nos primeiros dias de outubro, dentro do zoneamento agrícola.

A produção paranaense de soja está estimada em 13,786 milhões de toneladas, contra 13,926 milhões de toneladas de 2009/2010. O Deral estima que, da produção esperada, cerca de 21% tenham sido comercializados pelo produtor.

Milho

As condições de desenvolvimento das lavouras de milho verão no Paraná oscilam entre boas (93%) e médias (7%). Das lavouras semeadas, 1% estão em desenvolvimento vegetativo, 7% em floração, 51% em frutificação e 41% em fase de maturação.

Estimativas do Deral indicam retração de 18% da área com milho no estado, de 896,3 mil hectares da safra passada para 734,8 mil hectares. A produtividade média está estimada em 7,26 mil quilos por hectare, o que deve resultar em uma produção de 5,336 milhões de toneladas. No ano passado, quando a produtividade média do milho verão ficou em 7,56 mil quilos por hectare, o estado colheu 6,782 milhões de toneladas. O Deral estima que, da produção de milho esperada, cerca de 3% tenham sido comercializados pelo produtor.

Já o plantio de milho safrinha está finalizado em 6% da área a ser cultivada no estado. Das lavouras semeadas, 12% estão em germinação e 88% em desenvolvimento vegetativo.

O Deral prevê plantio de 1,5 milhão de hectares com o milho segunda safra. A produção está estimada em 6,6 milhões de toneladas, o que corresponde a aproximadamente 30% da produção nacional de milho segunda safra.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete