19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Famasul lança Congresso Internacional da Carne 2011 na CNA

2011-02-10 10:15:00

Desde 2004, quando superou a Austrália, o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo. Com mais de 200 milhões de cabeças, o País garante a produção de quase 10 milhões de toneladas de carne por ano, destinadas principalmente para Rússia, Japão, União Europeia e México.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) demonstram a tendência de expansão de mercado, um cenário promissor que se reflete na realização do Congresso Internacional da Carne no Brasil. O evento será lançado oficialmente nesta quinta-feira (10.02), na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

O Congresso está marcado para os dias 08 e 09 de junho, em Campo Grande (MS) e é realizado pelo International Meat Secretariat (IMS), entidade que reúne as organizações da pecuária de todo o mundo e proporciona um fórum para intercambio de ideias e experiências dos assuntos que afetam a cadeia, e pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS – Famasul.

“O Brasil é um grande produtor com condições de dar a resposta que o mercado busca, porque o custo mais baixo de produção dá competitividade à carne produzida no País”, enfatiza o presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira.

A bovinocultura de corte mantém forte sua importância para a economia porque representa a maior fatia do agronegócio brasileiro, gerando faturamento de mais de R$ 50 bilhões/ano e oferecendo cerca de 7,5 milhões de empregos. A realização do Congresso em Campo Grande será uma oportunidade de evidenciar ao mercado externo a eficácia do sistema produtivo da pecuária nacional.

O Congresso traz como tema a “Carne de qualidade para todos os povos”. Serão tratados assuntos como a carne vermelha na saúde humana, o comércio justo na cadeia da carne, produção sustentável, rastreabilidade, sanidade animal e mercados internacionais e nacionais. As culturas de suínos e ovinos também serão abordadas, pois juntos representam mais de 80 milhões de cabeças em todo o Brasil.

Serviço

O Congresso Internacional da Carne será realizado de 8 a 9 de junho de 2010, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. As inscrições podem ser realizadas no site www.congressodacarne2011.com.br. Mais informações através do e-mail [email protected].

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete