20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Senar/MS lança amanhã projeto para atender 19 municípios

2011-02-09 16:48:00

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) faz nesta quinta-feira (10) o lançamento do programa Negócio Certo rural em Mato Grosso do Sul. O programa vai capacitar só no primeiro semestre deste ano 900 produtores sul-mato-grossenses para o planejamento e a administração de pequenos negócios rurais e tem meta de dobrar este atendimento até o final de 2011.

As 30 turmas já formadas com produtores por meio de parcerias com 19 sindicatos rurais vão receber 36 horas de capacitação e, posteriormente, consultoria personalizada para a gestão de empreendimentos rurais. O objetivo é fazer um diagnóstico das propriedades e analisar todas as possibilidades de negócios a partir da estrutura que cada produtor já tem, estimulando a busca de novas idéias.

Nas sete etapas do programa, os produtores vão receber também formação de planos de negócios e formalização de empresas, além de noções de mercado. “Esta é uma iniciativa que tem como foco principal e empreendedorismo rural, visando a qualificação dos pequenos produtores e o fortalecimento do agronegócio do Estado”, enfatiza o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.

O curso vai ser ministrado em sindicatos rurais, associações de produtores e assentamentos rurais. O público alvo são as famílias de produtores, em especial os jovens produtores. As primeiras 30 turmas do programa serão realizada nos municípios de Amambaí, Anastácio, Dourados, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Jaraguari, Laguna Caarapã, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada, Paranaíba, Ponta Porá, Rio Verde, Santa Rita do Pardo, São Gabriel, Sidrolândia e Terenos.

Em 2010, o Negócio Certo Rural foi administrado com piloto no Estado e teve a participação de 110 produtores dos municípios de Dourados, Jardim, Maracaju, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.

Lançamento – O lançamento do projeto acontecerá às 9h, na Casa Rural, sede do Senar/MS e terá a presença dos sindicatos rurais envolvidos nas turmas montadas neste primeiro semestre, dos instrutores que vão ministrar os cursos no interior e de representantes dos parceiros do programa – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar).
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete